NOTÍCIAS – Dia Mundial das Florestas: Brasil é o país que mais perdeu vegetação florestal

Segundo a ONU, expansão de áreas agrícolas é a principal responsável pela diminuição da vegetação florestal do país

rio-madeira-amazonia-amazonas-parque-nacional-mapinguari (Foto: Creative Commons/Renato Gaiga)

A expansão agrícola é a principal responsável pela diminuição da vegetação florestal (Foto: Creative Commons/Renato Gaiga)

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil foi o país que mais perdeu florestas entre os anos 2010 e 2015. Ao todo, foram 984 mil hectares. A expansão agrícola é a principal responsável pela diminuição da vegetação florestal, em seguida estão o aumento das áreas de pastagens e a silvicultura. Os números foram divulgados no último relatório da ONU, de setembro do ano passado.

Em 2010, o país tinha 3,26 milhões de quilômetros quadrados (km²) de vegetação florestal, enquanto em 2012, essa área caiu para 3,2 milhões de km², uma perda de quase 60 mil km² em apenas dois anos, segundo o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste período, houve a reposição de 204 km² de florestas, mas o desmatamento foi quase 300 vezes maior, atingindo 59,4 mil quilômetros.

saiba mais

Ainda que a Organização responsabilize parcialmente a expansão agrícola pela diminuição das áreas florestais, o setor tem se preocupado com o desmatamento e adotado medidas para reduzir o impacto ambiental, entre elas a criação do Código Florestal e a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nesta segunda-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Floresta. Abaixo, a redação da Revista Globo Rural selecionou alguns textos que falam sobre a importância da manutenção das florestas e a adequação da produção agropecuária.

Guia para produtores rurais explica o Código Florestal

A fim de ajudar produtores rurais a se adaptarem ao novo Código Florestal, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) criaram o Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais. O documento pode ser  baixado gratuitamente através dos sites das duas instituições. Leia mais aqui.

Guia de boas práticas: o que é adubação verde?

A adubação verde é uma prática agrícola focada no plantio de várias espécies que reciclam nutrientes para tornar o solo mais fértil. Essas espécies são capazes de associar as bactérias do solo e transformar o nitrogênio do ar em compostos nitrogenados. Leia mais aqui.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) prevê vantagens para os proprietários rurais?

Após o registro no CAR, os imóveis rurais com pendências para atender o Novo Código Florestalterão oportunidade de ser regularizados através do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte ; Globo Rural

Compartilhe!