NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta terça-feira (24/11)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (24/11) no site da Globo Rural.

colheita-soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

colheita-soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para baixo as estimativas para o PIB Agropecuário brasileiro. Enquanto em outubro a projeção era de um crescimento de 1,9% em 2020, agora o prognóstico é de um aumento de 1,5%. Para 2021, segundo carta de conjuntura, prognóstico diminuiu de 2,1% para 1,2%.

Preço do trigo anima produtores

trigo-campo-cultura-de-inverno-cereal (Foto: Rafale Tovar/CCommons)

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

Com a colheita da safra de trigo de 2020 praticamente finalizada no Paraná e no Rio Grande do Sul, os produtores voltam suas atenções à venda. E as perspectivas de negócio são favoráveis, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). O valor médio no mercado disponível subiu 10,76% no Paraná e 18,2% no Rio Grande do Sul em relação a outubro.

Confiança no agro bate recorde

milho-colheita-graos (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

(Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e pela CropLife Brasil, fechou o terceiro trimestre com 127 pontos. Houve alta de 15,3 pontos em relação ao segundo trimestre deste ano e recorde da série histórica. A Fiesp informa, em nota, que resultados acima de 100 pontos demonstram otimismo no setor e, abaixo deste patamar, pessimismo.

Clima é sinal de alerta para nova safra

soja-chuva-grao-oleaginosa-lavoura-agua-tempo (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

A redução do volume de chuvas, por causa do fenômeno La Niña, vem "pregando peças" na safra de grãos de 2020/21, afirmou nesta terça-feira (24/11) o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Bastos. Ele disse ainda que, como colheita da soja será concentrada em período curto, qualquer "descuido" poderá atrapalhar segunda safra de milho.

Frigoríficos no vermelho

BOI TIAO (Foto: BOI TIAO)

(Foto: Divulgação)

A expressiva valorização da arroba bovina em um ano de queda na economia tem gerado uma combinação amarga para a indústria frigorífica no país. Com um consumo interno enfraquecido, o setor tem enfrentado dificuldades para repassar a alta observada no campo para o consumidor final.

“Nunca vi um preço de carne bovina nesse nível. O spread no mercado interno oferece prejuízo hoje. Quem vende só no mercado interno toma prejuízo”, explica Cesar de Castro Alves, consultor de agronegócio do Itaú BBA.

Carne com menos CO2

ILPF (Foto: Kelem Silene Cabral Guimarães/Embrapa)

(Foto: Kelem Silene Cabral Guimarães/Embrapa)

A adoção de técnicas de manejo sustentáveis na produção de gado, com suplementação alimentar, recuperação de pastagens degradadas, aumento da lotação de cabeças por hectare e redução do ciclo de engorda, pode reduzir em quase 90% as emissões de CO2. A estratégia visa mitigar queda no consumo com a perda de renda da população após fim do auxílio emergencial pago durante a pandemia de Covid-19.

Tecnologia para controle biológico

Besouro cascudinho da granja (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A startup Decoy, desenvolvedora de soluções biológicas para controle de pragas na área de saúde animal, recebeu aporte de R$ 810 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para investir em tecnologias para os mercados de avicultura e apicultura. A startup investirá em tecnologias de combate ao besouro cascudinho da granja e ao ácaro Varroa, que ataca colmeias.

Kátia Abreu tem pulmão comprometido

katia-abreu-ministra-agricultura-mapa (Foto: Wilson Dias/Ag. Brasil)

(Foto: Wilson Dias/Ag. Brasil)

A senadora Kátia Abreu (PP-TO), internada no último sábado devido a complicações da Covid-19, deve permanecer no hospital nos próximos dias, até que seja controlado o quadro crítico da doença. Segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (24/11), 50% do pulmão da parlamentar está comprometido, o que é considerado de gravidade moderada.

Preços para o produtor rural

Trator na lavoura (Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

(Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores rurais (IIPR) em outubro registrou inflação de 11,89% em relação ao mês imediatamente anterior. A valorização dos preços é resultado da combinação da alta taxa de câmbio, menor oferta e demanda interna de alimentos aquecida, reflexo do auxílio emergencial, informa a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte :  GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *