NOTÍCIAS – Destaques do Dia: o que foi notícia nesta terça-feira (10/8)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (10/8).

Safra de grãos

Trabalhos de colheita de soja em Tangará da Serra, Cuiabá  (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Os problemas climáticos que atingiram as lavouras fizeram a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzir novamente a estimativa para a produção brasileira de grãos em 2020/21 para 254 milhões de toneladas – queda de 1,2% em relação à safra anterior. Apesar de ter havido aumento de área plantada em mais de 4%, a redução se deve, principalmente, à queda das produtividades nas culturas de segunda safra, que sofreram com seca prolongada e geadas, em especial no centro-sul do país.

Arroz e trigo

arroz (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Safras importantes para a garantia de oferta de alimentos comuns na mesa dos brasileiros, como arroz e trigo, deverão ter desempenho positivo este ano, aliviando um pouco a pressão de preços, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de arroz ficará em 11,5 milhões de toneladas, 4,1% acima do registrado em 2020, enquanto a safra de trigo deverá somar 8,4 milhões de toneladas, salto de 34,8% na comparação com o ano passado.Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de julho, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE.

Milho 2ª safra

Lavoura de milho em Lucas do Rio Verde (MT) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

(Foto: REUTERS/Nacho Doce)

As revisões para baixo na estimativa da produção do milho de segunda safra foram as principais responsáveis pela redução, pelo quarto mês seguido, nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra de grãos de 2021. Conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de julho, divulgado nesta terça-feira pelo instituto, a segunda safra de milho será de 65,2 milhões de toneladas em 2021, 5,9% abaixo da estimativa de junho.

Exportações

Soja descarregada em caminhão (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

As exportações de soja pelo Brasil devem alcançar ao menos 6,092 milhões de toneladas em agosto, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), elevando a previsão publicada na semana anterior, de 4,927 milhões de toneladas. Já a exportação de milho pelo país, segundo a Anec, deverá alcançar 3,987 milhões de toneladas em agosto, ante 3,091 milhões de toneladas estimadas na semana anterior.

Açúcar e etanol

agricultura_cana_acucar (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil caiu 11,81% na segunda quinzena de julho, para 3 milhões de toneladas, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), apontando ainda efeitos das geadas para os canaviais em julho. A entidade que representa as usinas da principal região produtora do Brasil reportou uma queda na produção de açúcar superior à da moagem de cana, que recuou 8,16% na mesma comparação, para 46,7 milhões de toneladas.

Aliança contra a peste suína

suínos (Foto: REUTERS/Jordan Gale)

(Foto: REUTERS/Jordan Gale)

A confirmação do primeiro caso de peste suína africana das Américas, reportado pela República Dominicana na semana passada, levou à criação de um comitê de crise internacional formado por associações representativas do setor em 18 países continente. Em nota divulgada nesta terça-feira (10/8), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que se juntou a outras 21 entidades regionais para debater estratégias de prevenção ao vírus.

Importando grãos

Logo da BRF fotografado na sede da empresa em Curitiba (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

(Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

A BRF tem realizado importações de milho do Paraguai e da Argentina para "garantir o abastecimento da companhia com a melhor competitividade possível", informou o vice-presidente de Planejamento Integrado e Logística da companhia, Leonardo DallOrto. O volume importado e os preços, porém, não foram divulgados, por serem considerados informações estratégicas da empresa.

Glifosato na Justiça

Bayer (Foto: Reuters)

(Foto: Reuters)

A Bayer foi derrotada em um terceiro recurso impetrado contra veredictos judiciais nos Estados Unidos que concedem indenizações a consumidores que culpam o uso de herbicidas da empresa à base de glifosato pelo fato de terem desenvolvido câncer, o que faz com que as esperanças da companhia alemã recaiam sobre a Suprema Corte norte-americana.

Dados sobre aquicultura

A Embrapa lança na sexta-feira (13/8) o GeoWeb do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) da Aquicultura. A plataforma gratuita foi construída a partir de um sistema de informações geográficas que permite visualizar centenas de dados sobre o segmento aquícola no Brasil. As estatísticas podem ser cruzadas com informações dos cinco quadros que compõem os SITEs desenvolvidos pela Embrapa: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. A apresentação da tecnologia será feita durante transmissão ao vivo, às 10h.

Agrishow

feiras-agrishow (Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto)

(Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto)

Após um intervalo de três anos, a Agrishow voltará a ser realizada em Ribeirão Preto, de 25 a 29 de abril de 2022, com estandes abertos e com adequação de banheiros, restaurantes e demais instalações. “Vamos investir o que for necessário para ter uma feira que atenda a todos os protocolos sanitários para garantir a segurança de expositores e visitantes”, disse nesta terça (10/8) à Globo Rural o presidente da Agrishow, Francisco Maturro, acrescentando que no evento de 2019 a organização investiu R$ 5 milhões.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *