NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta sexta-feira (15/1)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais notícias do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (15/1) no site da revista Globo Rural.

Gripe aviária

frango-aves-galinha (Foto: Globo Rural) 

(Foto: Globo Rural)

Um surto de influenza aviária altamente contagiosa que tem se espalhado por países da Ásia e Europa e colocado a indústria global em alerta pode se traduzir em oportunidades de exportação para o Brasil, maior fornecedor global de carne de frango, devido a possíveis suspensões de embarque sobre regiões contaminadas, disseram membros do setor à Reuters.

Produção de milho

agricultura_milho_ (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

A produção brasileira de milho deve totalizar 113,5 milhões de toneladas na safra 2020/2021. A expectativa é da consultoria Safras e Mercado, que atualizou suas projeções para a cultura, nesta sexta-feira (15/1). A estimativa anterior da empresa era de uma produção de 112,865 milhões de toneladas considerando todos os ciclos da cultura no Brasil.

Ásia lidera compra de carnes do Brasil

china bandeira (Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

As vendas de carne de frango para mercados da Ásia, da África e da Europa mantiveram a alta das exportações brasileiras no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a ABPA, chineses aumentaram em 15% compra de frango e mais do que dobraram volume importado de carne suína em 2020.

Poder de compra

frango-aves-galinha (Foto: Globo Rural)

(Foto: Globo Rural)

O recuo nas vendas de carne de frango no final de dezembro e neste início de janeiro fez com que o setor reajustasse negativamente os preços do animal para abate, apontam pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Já as cotações do milho e do farelo de soja, importantes insumos do setor, subiram, contexto que tem reduzido o poder de compra do avicultor.

ICMS em São Paulo

João Doria, governador de SP (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) 

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira (15/1), no Diário Oficial, a revogação de decretos que aumentam a alíquota de ICMS sobre insumos agropecuários, produtos hortifrutigranjeitos, energia elétrica e medicamentos genéricos.

Bolsonaro rebate Macron

Presidente Jair Bolsonaro 19/11/2020 (Foto: Adriano Machado/Reuters)

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14/1) que o presidente da França, Emmanuel Macron, fala "besteira" nas críticas que fez sobre o desmatamento no Brasil em razão do plantio de soja e, em tom de ironia, ofereceu mudas de árvores brasileiras para reflorestar o país europeu.

Desmatamento ilegal

Fogo, queimada, Amazônia, Altamira, floresta, Pará, BR-163, rodovia, desmatamento  (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

O governo brasileiro precisa fazer mais para combater o aumento do desmatamento ilegal na floresta amazônica, que está prejudicando a reputação dos negócios do país. É o que diz o CEO para a América Latina da Natura & Co, João Paulo Ferreira. Para ele, interromper a destruição ilegal da Amazônia é responsabilidade do governo e "não negociável".

Leilões

pecuaria-leilao-gado (Foto: Pnat/Divulgação) 

(Foto: Pnat/Divulgação)

As vendas virtuais de negócios de gado e cavalo surpreenderam positivamente, de acordo com Nilson Genovesi, leiloeiro com 38 anos de experiência. Nilson destaca que liquidez e qualidade dos animais foram destaques em um ano de mudanças devido à pandemia.

Medicamento e cannabis

Cannabis plantada nas fazendas da Clever Leaves na Colômbia (Foto: Clever Leaves/Divulgação)

(Foto: Clever Leaves/Divulgação)

A Entourage Phytolab, biotech brasileira de pesquisa e desenvolvimento de cannabis medicinal, fechou uma parceria de R$ 60 milhões com a multinacional colombiana Clever Leaves Holdings, licenciada de produtos farmacêuticos canabinoides. Parceria inclui 50 kg de extratos da planta cultivados em fazendas colombianas para usar no desenvolvimento de novos remédios.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *