NOTÍCIAS – Destaques do Dia: o que foi notícia nesta segunda-feira (9/8)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (9/8).

Alimentação

Comida alimentação saudável (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

A Medida Provisória que reforma o Bolsa Família para transformá-lo no novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, também prevê a criação do programa Alimenta Brasil para incentivar a agricultura familiar e o consumo dos alimentos provenientes desse grupo. Segundo o texto ao qual o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve acesso, além do fomento à produção pelas famílias e cooperativas familiares, o Alimenta Brasil também prevê a doação dos alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Fogo no Pantanal

Incêndio queima quase mil hectares no Pantanal desde sábado (7) (Foto: Ivan Canabrava/Illuminati Filmes/IPAM)

(Foto: Ivan Canabrava/Illuminati Filmes/IPAM)

Um incêndio de grande proporção atingiu o Pantanal Mato-grossense neste fim de semana, na região de Poconé, em Mato Grosso. Em dois dias, uma área de quase mil hectares de vegetação nativa e pastos naturais queimou após o fogo se alastrar por propriedades rurais. O incêndio começou no sábado (07/8) e, após dois dias, o fogo ainda não foi controlado. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais do Estado, é a maior ocorrência registrada nesta temporada.

Exportação de algodão

Amostras de algodão classificado (Foto: Claus Lehmann)

(Foto: Claus Lehmann)

Brasil encerrou o ano comercial 2020/2021 com recorde nas exportações de algodão, informou, nesta segunda-feira a Associação Brasileira dos Produtores da pluma (Abrapa). De agosto de 2020 a julho de 2021, os embarques do produto somaram 2,4 milhões de toneladas 23% a mais que no período anterior, gerando uma receita de US$ 3,77 bilhões.

Desigualdade rural

tv-estiagem-nordeste (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Responsável por 12,4% da produção nacional de grãos, a região Nordeste viu encolher à metade a participação das lavouras temporárias, que incluem produtos como arroz, feijão, soja, milho, cana-de-açúcar e frutas, sobre sua produção agrícola total em 11 anos. É o que aponta uma análise divulgada nesta segunda-feira (9/8) pelo Ipea comparando dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017, período no qual se acentuaram as desigualdades no desenvolvimento agrícola local na comparação com a média nacional.

Aquecimento global

Monitoramento de queimadas na Amazônia feito pelo Greenpeace em julho de 2021 (Foto: Christian Braga / Greenpeace)

(Foto: Christian Braga / Greenpeace)

O painel da ONU sobre mudança climática soou um alerta terrível nesta segunda-feira (9/8), dizendo que o mundo está perigosamente perto de um aquecimento fora de controle, e que os humanos são "inequivocamente" os culpados. Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera já são altos o suficiente para garantir a destruição do clima por décadas, senão séculos, alertaram os cientistas em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Mudança climática

Greta Thunberg em protesto no Parlamento sueco em Estocolmo (Foto: Jessica Gow/TT News Agency/via REUTERS)

(Foto: Jessica Gow/TT News Agency/via REUTERS)

Com um pedido por pressão "em massa" para o combate à mudança climática na esteira de um relatório desalentador divulgado nesta segunda-feira por uma comissão científica da ONU, a ativista Greta Thunberg disse que agora planeja comparecer à conferência global do clima em Glasgow, na Escócia. A importante conferência da ONU colocará à prova a ambição dos países para limitar o aquecimento global, que um relatório científico histórico desta segunda-feira alertou estar perigosamente perto de crescer acima dos limites com os quais os países concordaram.

Mundial da PBR

Peão brasileiro José Vitor Leme em etapa do Mundial da Professional Bull Riders (PBR) (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O peão brasileiro José Vitor Leme ficou em terceiro lugar na etapa do Mundial da Professional Bull Riders (PBR) disputada de 6 a 8 de agosto em Sacramento, mas mantém a liderança do ranking com 1.548,50 pontos, com 67,24% de aproveitamento. O competidor de Ribas do Rio Pardo (MS) está quase 500 pontos à frente do vice-líder, o paulista Kaique Pacheco, que terminou o final de semana em sexto lugar.

Colheita de milho

Milho (Foto: REUTERS/Karl Plume)

(Foto: REUTERS/Karl Plume)

A colheita da segunda safra de milho do centro-sul do Brasil chegou a 58% da área cultivada na última quinta-feira, em meio a uma lentidão nos trabalhos no Paraná e Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento da consultoria AgRural divulgado nesta segunda-feira. O número representa avanço de nove pontos percentuais sobre a mesma data da semana anterior, mas segue abaixo dos 70% do mesmo período de 2020, após um plantio tardio e problemas climáticos.

Farelo de soja

derivados-soja-graos-farelo-oleo (Foto: United Soybean Board/CCommons)

(Foto: United Soybean Board/CCommons)

A demanda externa pelo farelo de soja brasileiro fez as exportações atingirem, em julho, o maior volume desde 2004, destacou em boletim nesta segunda-fira (9/8) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).  Esse cenário, segundo os pesquisadores, resultou em aumento nos prêmios de exportação, diminuição da oferta de grandes lotes por parte das indústrias no spot nacional e avanço nos preços internos do farelo.

Agtech

legumes cesta alimentos (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Pedagoga e cientista política, Priscilla Veras conta que a startup Muda Meu Mundo nasceu após ela observar que produtores de frutas, verduras e legumes orgânicos têm dificuldade de ter constância nas vendas. Vender para o público diretamente pode ser bom, mas nem sempre traz a frequência e a garantia de consumo que o agricultor precisa.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *