NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta segunda-feira (8/2)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais notícias do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (8/2) no site da Revista Globo Rural.

Crédito limitado

economia_bndes_sede (Foto: (Divulgação/BNDES))

(Foto: Divulgação/BNDES)

Dez das 19 linhas de financiamento de crédito rural operadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão fechadas, faltando ainda cinco meses para o fim do Plano Safra 2020/21. O esgotamento precoce sem precedentes é maior entre as linhas do segmento empresarial.

Colheita atrasada

colheita-soja-mato-grosso (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

Novo balanço sobre a safra de grãos divulgado nesta segunda-feira (8/2) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a lentidão na colheita de soja persiste e atrasa cada vez mais o plantio de milho safrinha e algodão no Brasil.

Venda antecipada

agricultura-soja-exportação (Foto: Reuters)

(Foto: Reuters)

A comercialização da safra de soja 2021/22, que será plantada somente a partir de setembro, chegou a 18,69% da produção esperada em Mato Grosso, bem acima da média histórica de 2,64% para esta época do ano.

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados nesta segunda-feira, no mesmo período da temporada passada as vendas da oleaginosa no maior Estado produtor do país estavam em 13,21%.

Exportações recuam

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) 13/03/2017 (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A balança comercial brasileira registrou déficit comercial de US$ 1,152 bilhão na primeira semana de fevereiro. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8/2) pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, as exportações do agro recuaram 59,7% no início deste mês na comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, o governo brasileiro não registrou exportação de soja pelo país na primeira semana de fevereiro.

Trigo no Cerrado

agricultura-trigo-russia (Foto: Reuters)

(Foto: Reuters)

A Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) encaminhou ofício à ministra Tereza Cristina para saber as razões de o projeto de apoio à expansão da produção de trigo no Cerrado, desenvolvido pela Embrapa Cerrado, não ter sido aprovado. A proposta tinha apoio da associação e, segundo o presidente-executivo da entidade, embaixador Rubens Barbosa, o custo era irrisório para o Orçamento da União.

Pressão do setor leiteiro

leite-produtor-vaca (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e entidades do setor leiteiro apresentaram à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, uma série de propostas para melhoria da cadeia produtiva.

Entre as solicitações, apresentadas em reunião da Câmara Setorial da pasta, estão equilíbrio entre oferta e demanda de lácteos, redução dos custos de produção e regulamentação das normas para importação de leite do Mercosul.

Cautela nos orgânicos

Cesta de alimentos orgânicos (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) acredita em um crescimento de 10% neste ano, abaixo do que vem sendo registrado em anos anteriores. O motivo são as incertezas em função da pandemia. Em 2020, o mercado de orgânicos cresceu 30%, fechando com uma movimentação de R$ 5,8 bilhões.

Necrose em tilápias

Tilápia (Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

O Ministério da Agricultura informou em nota nesta segunda-feira (8/2) que segue monitorando o possível surgimento de novos focos de necrose infecciosa do Baço e do Rim (ISKNV) em criações de tilápias no Brasil.

Inédita no país, a doença pode levar à mortalidade de até 75% em criações mais jovens da espécie (alevinos) e não possui vacina registrada no país.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *