NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta quinta-feira (4/2)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais notícias do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (4/2) no site da revista Globo Rural.

Agro na Câmara e no Senado

sérgio-souza-fpa (Foto: Divulgação/FPA)

(Foto: Divulgação/FPA)

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), disse que já planeja marcar reuniões com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para discutir a pauta prioritária do agro no Congresso Nacional. Ele vê uma convergência de ideias e um momento favorável para avançar a agenda do setor.

Safra de soja

Colheita de soja no Brasil (Foto: Conab/Divulgação)

(Foto: Conab/Divulgação)

A ministra da Agricultura Tereza Cristina confirmou nesta quinta-feira (4/2) expectativas do governo brasileiro sobre uma grande safra de grãos. Em evento, ela disse que os produtores rurais do país devem produzir até 133 milhões de toneladas de soja em 2021.

Queimadas

queimada-amazonia (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

queimada-amazonia (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

Brasileiros apontam agropecuária e madeireiras como maiores responsáveis por queimadas, diz pesquisa. Segundo o Ibope, maioria dos pesquisados vê prejuízos à imagem do Brasil por causa da situação da Amazônia e atribui ao governo a obrigatoriedade de resolver o problema ambiental.

Infraestrutura do transporte

agricultura_transporte_estrada_caminhao (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)

A escassez de recursos orçamentários da União e um potencial ainda não aproveitado pelo setor privado compromete a manutenção, a modernização e a ampliação da infraestrutura de transportes brasileira. E os investimentos em infraesturtura de transporte no Brasil vem diminuindo. A conclusão é da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que divulgou, nesta semana, o estudo Conjuntura do Transporte.

Safra de café

Café (Foto:  Globo Rural/Editora Globo)

(Foto: Globo Rural/Editora Globo)

A safra de café do Brasil 2021/22, que será colhida neste ano, foi estimada nesta quinta-feira em 51,4 milhões de sacas de 60 kg, queda de 21,1% ante a temporada anterior, devido ao tempo seco, projetou a consultoria StoneX, citando ainda o ciclo de baixa bianual do arábica.

Vendas de máquinas

colheita-fendt--colheitadeira-maquinas-soja (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou nesta quinta-feira (4/2) que suspenderá a divulgação do dados de vendas de máquinas e implementos agrícolas nos próximos meses por tempo indeterminado.

Casos futuros de câncer

rondoup (Foto: Creative Commons / JeepersMedia)

(Foto: Creative Commons / JeepersMedia)

A Bayer fechou um acordo de 2 bilhões de dólares para resolver casos futuros que envolvam alegações de que seu herbicida Roundup, amplamente utilizado, causa câncer, disse a empresa alemã nesta quarta-feira. A empresa alega que décadas de estudos provam que produto é seguro para uso humano.

Alta no preço do boi

carne-embalada-mercado (Foto: Thinkstock/Ed. Globo) 

(Foto: Thinkstock/Ed. Globo)

Principal matéria-prima da indústria frigorífica, a arroba bovina atingiu nesta semana recorde de R$ 300, segundo indicador Esalq/B3. O preço, que considera a média das negociações de cinco regiões de São Paulo, acende um alerta no setor – que enfrenta dificuldades, em meio à crise econômica, de repassar a alta dos custos de produção ao consumidor final.

Edição de fevereiro

capa twitter fevereiro (Foto: Globo Rural) 

(Foto: Globo Rural)

A edição de fevereiro da Revista Globo Rural, já disponível nas bancas, no site e no Globo+, tem como destaque na reportagem de capa um grupo de fazendas mineiras que apresentam balanço negativo nas emissões de CO². O estudo pioneiro feito pela Imaflora indica que as próximas safras devem ser 100% sustentáveis.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *