NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta quinta-feira (17/12)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (17/12) no site da Revista Globo Rural.

Safra recorde do café

saca de café grão (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Com uma contribuição da bienalidade positiva das plantações de arábica e do clima favorável ao desenvolvimento das lavouras, a safra de café de 2020 no Brasil foi estimada em 63,08 milhões de sacas de 60 kg pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em relatório divulgado nesta quinta-feira (17/12). O volume é recorde e 27,9% superior à colheita de 2019.

Safra recorde de soja no MT

soja grãos plantação chuva tempestade lavoura (Foto: Getty Images) 

(Foto: Getty Images)

Após um período de seca no início da safra de soja 2020/21, as chuvas retornaram para Mato Grosso e o fluxo das precipitações até o final do mês será determinante para que o principal Estado produtor da oleaginosa no país mantenha a expectativa de recorde na produção, disse o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Queimadas para uso agropecuário

Queimada na floresta e gado pastando na Amazônia (Foto: © AFP e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

(Foto: AFP)

No Brasil, são queimados, em média, 177 mil km² por ano. Deste total, só em 2019, 31% foi destinado para o uso da agropecuária. É o que aponta levantamento do MapBiomas Fogo, iniciativa que reúne informações sobre a área queimada a cada ano no país.

Fundo para banda larga e internet rural

bolsonaro-entrevista (Foto: Agência Brasil)

(Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que libera o uso dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para serviços de banda larga e investimentos na internet rural.

Visto como estratégico para o agronegócio pela possibilidade de impulsionar a conectividade no campo, o projeto de lei convertido agora em lei foi, no entanto, sancionado com vetos.

Pagamento por serviços ambientais

fazenda-santa-brígida-ilpf-integracao (Foto: Cristiano Borges/Ed. Globo)

(Foto: Cristiano Borges/Ed. Globo)

O Senado aprovou o projeto de lei 5028/2019, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Como houve mudanças no texto, a proposta voltará à Câmara dos Deputados para nova análise.

Carne de frango para Filipinas

aves caminhos  (Foto: Fernando Martinho) 

(Foto: Fernando Martinho)

Quatro meses após anunciar embargo à compra de carne de frango do Brasil após um caso de contaminação por Covid-19 em um produto vendido pelo país à China, as Filipinas revogaram totalmente a suspensão às importações.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a decisão e disse esperar que o nível das vendas para os asiáticos retome patamares equivalentes ao registrado antes da suspensão.

Retomada do setor têxtil

Algodão  (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

Em meio a uma retomada da sua produção nos últimos meses, a indústria brasileira de têxteis está otimista com 2021 e espera, se tudo der certo, retomar as perdas registradas ao longo deste ano – quando as medidas de isolamento social derrubaram em mais de 50% a produção no início da pandemia. As perspectivas positivas, contudo, dependem dos avanços no combate à Covid-19.

Exportação de milho para China

silo-milho-sul (Foto: Gustavo Scheidt/Arquivo pessoal) 

(Foto: Gustavo Scheidt/Arquivo pessoal)

Brasil e China estão em negociações para ampliar o comércio de milho entre os países, embora seja inviável aumentar neste momento as exportações para o país asiático, devido à oferta reduzida no período da entressafra, disse a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Representantes da entidade participaram recentemente de uma reunião com importadores e autoridades chinesas para discutir o assunto.

Preço do leite sobe

leite-vaca-produção-produtor (Foto: Getty Images) 

(Foto: Getty Images)

O valor de referência do leite no Rio Grande do Sul em dezembro é de R$ 1,5658 pelo litro, 2,74% maior do que em novembro (R$ 1,5240). No ano, a alta (considerando a inflação) é de 19,67%, segundo o Conseleite.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *