NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta quarta-feira (7/10)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

+Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (7/10) no site da Globo Rural.

Produção de ovos afetada

aves-granja-galinhas-morte (Foto: Arquivo/Granja Kakimoto)

(Foto: Arquivo/Granja Kakimoto)

A morte de milhares de galinhas em uma granja de Bastos, no interior de São Paulo, não foi um fato isolado e já tem reflexos sobre a oferta local. Segundo a pesquisadora do Cepea, Juliana Ferraz, as granjas da região têm registrado quedas de 10% a 20% na produção, com impacto sobre as cotações que balizam o mercado nacional e calculadas pelo Centro de Estudos.

Exportação de soja em outubro

Soja no Porto de Paranaguá (Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

O Brasil deve exportar em outubro 1,911 milhão de toneladas de soja em grão, 4,568 milhões de toneladas de milho e 1,425 milhão de toneladas de farelo de soja, segundo relatório da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Caso estimativa se confirme, vendas externas do país nos 10 primeiros meses do ano vão ultrapassar 80 milhões de toneladas do grão.

Pandemia agrava insegurança alimentar

Banco de alimentos da Ceagesp (Foto: Ceagesp/Divulgação)

(Foto: Ceagesp/Divulgação)

A crise alimentar está piorando em todo o mundo à medida que a pandemia de Covid-19 se arrasta, afirmam representantes da Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas. A pandemia dobrou o número de pessoas com insegurança alimentar aguda, disse Arif Husain, economista-chefe do programa.

Falta de gado em 2021

Gado (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Maior produtor de carne bovina do país, Mato Grosso corre o risco de não ter gado suficiente para o abate a partir de 2021. É o que afirmou nesta quarta-feira (07/10), em comunicado, o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo-MT). O sindicato afirma que falta de matéria-prima "já é uma realidade" e a tendência é de que se agrave "muito mais" no próximo ano.

Estoques de Paraquate liberados

agrotóxico herbicida defensivo agrícola  (Foto: Getty Images) 

(Foto: Getty Images)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (7/10), o uso dos atuais estoques do herbicida Paraquate que estão de posse dos agricultores no manejo da safra 2020/2021. A decisão foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da Agência, atendendo demanda de representações do agronegócio e do próprio Ministério da Agricultura, informa o portal G1.

Vendas de máquinas reage na pandemia

agrishow-maquinas-agricolas-brad-crews-presidente-case (Foto: Joel Silva/Ed.Globo) 

(Foto: Joel Silva/Ed.Globo)

A produção, as vendas e as exportações de máquinas agrícolas reagiram de agosto para setembro no Brasil, indicando uma retomada do setor. Apesar disso, 2020 ainda é um ano de perdas para o setor, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (7/10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apesar de ano difícil, Anfavea aponta crescimento em produção (4,7%), vendas (8,9%) e exportações (26,2%) entre agosto e setembro.

Queda na exportação de carne bovina

carne (Foto: Sebastião Nascimento )

carne (Foto: Sebastião Nascimento )

As vendas externas de carne bovina, in natura e processada, registraram um volume de 166,3 mil toneladas em setembro, o que representa queda de 13% (24,8 mil toneladas) sobre agosto, quando os embarques somaram 191,1 mil toneladas. O volume, no entanto, é 2% maior em relação ao mesmo mês de 2019, que teve 163,3 mil toneladas.

Seguro rural

trigo-campo-cultura-de-inverno-cereal (Foto: Rafale Tovar/CCommons) 

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (7/10) que o número de contratações de seguro rural da safra de inverno 2020 com apoio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) cresceu 62% em relação ao mesmo período do ano pasado.

Feira de carreiras

esalq_expedição_cerrado (Foto: Divulgação) 

(Foto: Divulgação)

Estudantes de carreiras ligadas à agropecuária poderão ter contato com empresas e seus programas de seleção na 16ª edição da Feira de Carreiras da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que será realizada no próximo dia 22 de outubro. Neste ano, o evento será totalmente via internet, por conta das restrições de circulação adotadas em função da pandemia de Covid-19.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL