NOTÍCIAS – Destaques do dia: o que foi notícia nesta quarta-feira (14/10)

De segunda a sexta-feira, Globo Rural traz um resumo das principais informações do agronegócio

+Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (14/10) no site da Globo Rural.

Produção agropecuária mais valiosa

Exportação maior, produção animal e etanol fortalecem cenário para o milho brasileiro (Foto:  )

(Foto:Divulgação )

O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária, que mede a receita da atividade primária dentro da porteira, deve atingir R$ 855 bilhões em 2020 – alta de 15,3% em relação a 2019. A estimativa foi feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Indústria brasileira resiste a trigo transgênico

farinha-trigo-saco (Foto: Thinkstock) 

(Foto: Thinkstock)

Moinhos brasileiros podem interromper as compras de trigo da Argentina, caso o país passe a comercializar e exportar para o mercado brasileiro uma variedade de trigo transgênico recentemente aprovada. É o que afirma a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), que divulgou nota sobre o assunto. A entidade informa que enquete interna indicou que 90% dos pesquisados manifestaram essa disposição.

Custo alto preocupa setor de aves

Frangos (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) divulgou nota nesta quarta-feira (14/10) alertando para o risco de desabastecimento no Brasil após a forte valorização do preço dos grãos, sobretudo soja e milho, insumos que correspondem por até 70% dos custo de produção do setor.

BNDES suspende financiamentos

economia_bndes_sede (Foto: (Divulgação/BNDES)) 

(Foto: (Divulgação/BNDES))

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunicou a suspensão de novos financiamentos para mais uma linha do Plano Safra 2020/21: o Moderagro, ou Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais.

Segundo o aviso 49/2020, estão suspensos, a partir de 9 de outubro, pedidos de novos financiamentos para o Moderagro "em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis no aludido programa, para o ano agrícola 2020/21".

Arroba do gado sobe em MT

Gado (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A oferta restrita de bois gordos para abate em Mato Grosso este ano fez com que a arroba tivesse expressivo aumento no Estado, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). "Este cenário, somado às exportações em níveis mais elevados, está fazendo com que os preços da arroba permaneçam na tendência altista", complementou.

Valor recorde de touro em leilão

Touro Faraó da Estância, vendido em leilão da raça Braford (Foto: ABHB, Divulgação)

(Foto: ABHB, Divulgação)

Em pleno ciclo de alta da pecuária, não é só a arroba bovina que registra preços recordes no país. Durante leilão realizado pela Trajano Silva Remates, o touro Braford Faraó da Estância Bela Vista teve cota de 50% vendida a R$ 90 mil, valor 184,3% superior à média registrada no pregão e um recorde para machos da raça nesta temporada.

Investimentos em ferrovias devem reduzir frete

ferrovia (Foto: Editora Globo)

(Foto: Editora Globo)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira (14/10) que o aumento de oferta provocado pelos novos investimentos na malha ferroviária deve possibilitar uma redução de 25% a 30% do frete, em um primeiro momento.

Força Nacional por mais tempo na Amazônia

floresta-amazonia-amazonica (Foto: Globo Rural) 

(Foto: Globo Rural)

O governo federal prorrogou, por mais 180 dias, a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Amazônia. O foco é combate ao desmatamento, à extração ilegal de minério e madeira e à invasão de áreas.

Bloqueio do agrotóxico dicamba nos EUA

agrotóxicos-defensivos-pesticida (Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

As fabricantes de herbicidas Bayer e Basf tentam, junto à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês), um novo parecer positivo para o dicamba, após decisão de um tribunal do país ter bloqueado o uso do produto para lavouras de soja e algodão.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *