Notícias – Comunicação – Novo chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente toma posse dia 21

Divulgação - Marcelo Morandi

Foto: Divulgação

Marcelo Morandi

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Lopes, estará em Jaguariúna em 21 de março, às 14h, para a solenidade de posse do novo chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente.

O chefe-geral da unidade, Marcelo Augusto Boechat Morandi, foi aprovado em processo seletivo público pela diretoria-executiva para um mandato de três anos, a partir de 15 de dezembro de 2015, prorrogável por igual período.

Na ocasião, além da apresentação do resumo das principais ações realizadas durante a gestão da chefia anterior, haverá assinatura de contratos com a Associação Jaguatibaia (comodato); com a Magno Jet (pulverização eletrostática); com o Instituto Mato-Grossense do Algodão, IMAmt (pulverização eletrostática) e o lançamento da Plataforma ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Dentre as prioridades estabelecidas por Morandi para a Embrapa Meio Ambiente, destacam-se a inclusão de ações que promovam valorização das competências; foco no fortalecimento das articulações e ampliação das parcerias com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. "A Unidade deve estar preparada para ser referência na geração e oferta de conhecimentos e tecnologias para inovação e sustentabilidade da agricultura. Com isso exigirá um olhar integrado dos ambientes interno e externo."

Morandi enfatiza também que a Unidade deve estar apta para enfrentar problemas de relevância atual e futura como mudanças climáticas, recursos hídricos e problemas fitossanitários emergentes. Além disso, deve atuar também em temas na fronteira do conhecimento, como a metagenômica, a nanotecnologia e os processos baseados na bioeconomia. Outra prioridade é focar também em temas propositivos para dar respostas concretas aos desafios da sustentabilidade na agricultura, como os sistemas integrados e modelos de intensificação produtiva, boas práticas e gestão agroambiental, agricultura de base ecológica e agregação de valor à biodiversidade.

A Embrapa Meio Ambiente está estruturada em quatro áreas, alinhadas aos macro-temas do Plano Diretor da Embrapa: Avaliação de Impactos e Gestão Ambiental da Agricultura; Qualidade Agroambiental e Sistemas Produtivos Sustentáveis; Bioprospecção e Biotecnologia Ambiental; e Mudanças Climáticas Globais e Agricultura.

Em 2005 conquistou a Certificação ISO 9001:2000. É a primeira Unidade de Pesquisa da Embrapa certificada por esta norma. Hoje mantém a versão 9001:2008.

Atualmente, conta com 188 empregados, sendo 71 pesquisadores, 50 analistas e 67 técnicos e assistentes, além de estagiários, bolsistas e colaboradores.

Marcelo Augusto Boechat Morandi

Graduado em Agronomia (1995) e mestre em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1997), é doutor em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de Guelph (Canadá) e pela Universidade Federal de Viçosa (2001) em programa sanduíche. Atuou como docente de Fitopatologia pela FESURV/UniRV-GO e de Microbiologia Ambiental pela PUC-Campinas. É pesquisador A da Embrapa, lotado na Unidade Meio Ambiente desde 2001. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, com atuação nos temas: epidemiologia, controle biológico e métodos biocompatíveis no controle de doenças de plantas. Atualmente, é presidente do Comitê Gestor (CGPort) do Portfólio de Projetos Manejo Racional de Agrotóxicos da Embrapa e membro do Comitê Gestor do Arranjo de Projetos SaniFrut (Soluções Tecnológicas para os Grandes Desafios Fitossanitários da Fruticultura Tropical). É também coordenador do Grupo de Trabalho em Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave). Anteriormente, como gestor, ocupou os cargos de chefe adjunto de Comunicação e Negócios (2010-2011); chefe adjunto de Transferência de Tecnologia (2011-2012) e chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2012-2015) na Embrapa Meio Ambiente.

Eliana Lima (MTB 22047)
Embrapa Meio Ambiente

Fonte : Embrapa