NOTÍCIAS – Agro mais sustentável é destaque na edição de outubro da Globo Rural

Especial de aniversário da revista mostra como o campo pode produzir e lucrar mais com o mínimo de impacto no meio ambiente

  • outubro gr (Foto: Globo Rural) 

(Foto: Globo Rural)

A edição de outubro, que marca o aniversário de 35 anos da Revista Globo Rural, destaca como o campo pode produzir e lucrar mais com cada vez menos impactos ao meio ambiente. Ela já está disponível nas bancas e no Globo+.

A reportagem de capa, que destaca o agronegócio sustentável, mostra como uma fazenda em Mato Grosso do Sul se tornou a primeira do Brasil a ter criação de gado com balanço zero nas emissões de carbono.

Já em pecuária, a edição traz as ações sustentáveis da Fazenda Orvalho das Flores, em Mato Grosso, que prioriza o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente. Ainda na reportagem de capa, você confere reportagens sobre manejo, floresta plantada, bioeconomia, transição, grãos, defensivos, meio ambiente e finanças.

Na coluna Ideias, Luiz Josahkian, zootecnista, professor de melhoramento genético e superintendente técnico da ABCZ, fala sobre seleção genética relacionada ao ambiente de criação dos animais.

Em Futuro, Maurício Antônio Lopes, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, avalia os desafios da agricultura na modernidade, inserida em um mercado sensível e volátil.

Já em Tendências, Roberto Rodrigues, coordenador do centro de agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para as cooperativas, discorre sobre a busca pela conectividade no campo tal qual existe na vida urbana.

Em Mercado, na seção Consumo, a revista mostra os efeitos da “revolução no prato”, em que o consumidor dita os rumos do campo e da indústria com a crescente demanda por produtos saudáveis e sustentáveis. Em Análise, você confere comentários e as projeções da Scot Consultoria para milho, soja, boi gordo e leite.

A seção Agroecologia evidencia como a produção agrícola mundial é influenciada por Ana Maria Primavesi, engenheira agrônoma austríaca que produziu e escreveu em solo brasileiro e completaria 100 anos no dia 3 de outubro deste ano.

Em Meio Ambiente, o foco são as queimadas no Pantanal, acompanhadas de perto pela equipe da Globo Rural. Conheça as histórias de pantaneiros do Mato Grosso que vivem de perto a destruição brutal do bioma, maior planície alagada do mundo.

Na seção Natureza, a revista mostra um levantamento que detalha a devastação dos biomas brasileiros nos últimos 34 anos. Só na Amazônia, 44 milhões de hectares de área nativa foram descaracterizados.

O Agro é Delas conversa com a primeira mulher a comandar uma multinacional do agronegócio no país, a engenheira agrônoma e técnica em nutrição, Malu Nachreiner, líder da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil. “Estar em uma posição de liderança não tem a ver com ser homem ou ser mulher, tem a ver com enxergar a equidade de gênero”, afirma.

No Mapa da Safra, você saberá a variação de preços, a interferência do clima, detalhes do plantio e outros aspectos sobre o alho, o milho, a batata, a cenoura, o tomate, a laranja, o morango e outras frutas.

Em Tempo, confira uma análise de como o clima deve favorecer o plantio da nova safra de grãos e por que, com a chegada da primavera, 2020 tende a não apresentar nenhum atraso significativo no trabalho dos produtores.

REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte: GLOBO RURAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *