"Não vamos forçar a barra", diz Eduardo Leite sobre realização da Expointer

Em live semanal com informações sobre a covid-19, governador do Estado enfatizou que a prioridade é "sempre da saúde e da vida"

11/06/2020 – 16h23minAtualizada em 11/06/2020 – 16h41min
GISELE LOEBLEIN

Reprodução / Youtube/Governo do Rio Grande do Sul

Governador respondeu a peguntas de jornalistas após a apresentação de mudanças no sistema de bandeiras da covid-19Reprodução / Youtube/Governo do Rio Grande do Sul

Em meio à atualização do sistema de bandeiras usadas no controle da covid-19 no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite respondeu à pergunta da coluna sobre a realização da Expointer. Ele disse haver confiança de que, com a mudança de data, a feira "poderá acontecer sem oferecer riscos". E acrescentou que, como é preciso preparar o evento, a determinação é que se proceda com a organização. O período marcado é de 29 de agosto a 6 de setembro.

Observações que estão em sintonia com o que tem sido dito pela Secretaria da Agricultura.  A pasta estima que até o final da próxima semana tenha um retorno da área técnica da Saúde — representantes das duas pastas tiveram reunião no último dia 5 — sobre como organizar a exposição e qual a melhor data.

— Evidentemente, se houver agravamento da situação, não teremos problema em fazer o cancelamento. Não vamos forçar a barra para fazer uma feira sem ter segurança para a  população — ponderou Leite.

Entre as hipóteses consideradas estão a de restrição do público diário de visitantes, a medição da temperatura de quem entra no parque Assis Brasil, em Esteio, onde a feira é realizada, e a instalação de túneis de desinfecção. O formato exato será definido com a Secretaria da Saúde.

O governador também avaliou que a Expointer  pode, inclusive, ajudar na retomada da economia do Estado. A queda na prévia do PIB gaúcho, de 3,3% também foi mencionada na live:

— O Estado já teve estiagem. Mas não estiagem com pandemia. Sabemos que o impacto no segundo semestre será ainda maior.

Fonte: Zero Hora

Compartilhe!