No segundo trimestre, PIB gaúcho sobe 4,7%

No segundo trimestre, PIB gaúcho sobe 4,7%Safra de soja e de milho puxaram forte elevação de 9,2% no agronegócio do Rio Grande do Sul JOSÉ SCHÄFER/EMATER/JC

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 4,7% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa elevação, puxada, principalmente, pela agropecuária e pela indústria, é superior ao desempenho do País, que, no mesmo período, foi de apenas 1%. No primeiro semestre, a alta acumulada no Estado é de 3,8%. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), subordinado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

O setor que mais cresceu no segundo trimestre foi a agropecuária, com alta de 9,2% em comparação com o mesmo período no ano passado. Nacionalmente, o resultado foi muito inferior, atingindo apenas 0,4%. Contudo, a base de comparação é baixa, devido à estiagem pela qual o Estado passou no último ano. A produção de soja aumentou 5,4%, enquanto o milho cresceu 25,9%. A batata-inglesa também teve um crescimento alto, de 11,3%. As maiores quedas foram a do arroz, com -14,6%; da uva, com -20,8%; e da mandioca e da cana, com -7,3% e -7,9% respectivamente.

por Equipe do Site

Fonte : Felipevieira.com