México pode importar frango e ovos do Brasil

O México, onde foram registrados focos de gripe aviária, sinalizou ao Brasil que tem interesse em importar frango e ovos brasileiros, informou ontem a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). De acordo com a entidade, o governo e importadores do México iniciaram contatos com o governo brasileiro na semana passada.

O presidente da Ubabef, Francisco Turra, disse que a intenção dos mexicanos é criar uma cota emergencial de importação de 300 mil toneladas de frango, que valeria já para este ano. Segundo ele, o Brasil poderia atender boa parte desse volume. Outros países exportadores de frango também seriam beneficiados.

A Ubabef estima que o Brasil poderia obter uma receita de US$ 300 milhões com as vendas de frango ao mercado mexicano, considerando o preço médio do produto inteiro e em cortes.

De acordo com Turra, o México "tem interesse em agilizar todas as negociações e formalidades necessárias para o acordo sanitário com o Brasil". Para acelerar o processo, o governo vai propor ao México que o acordo sanitário seja formalizado com base nos padrões que o Brasil utiliza para exportar a mercados como União Europeia, Japão e Arábia Saudita, explicou o dirigente.

A sinalização dos mexicanos é considerada uma boa notícia pelos exportadores brasileiros. Há três anos, o Brasil tentou abrir o mercado do México para o frango nacional, mas as elevadas tarifas de importação, entre 100% e 200%, que o país impõe sobre o produto, e o acordo de livre comércio do México com os Estados Unidos (Nafta) impediram o avanço nas negociações, segundo Turra.

Ele avalia que, dentro da cota de 300 mil toneladas para importação de frango, as tarifas devem ser "exequíveis". O dirigente disse ainda que a criação de uma cota emergencial de importação pode significar a abertura do mercado mexicano ao frango brasileiro de forma "mais perene" no futuro.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3131592/mexico-pode-importar-frango-e-ovos-do-brasil#ixzz2TvsmIhUJ

Fonte: Valor | Por Alda do Amaral Rocha | De São Paulo

Compartilhe!