Municípios podem contribuir para incremento das atividades econômicas no campo

Agricultores reclamam da falta de apoio das prefeituras na capacitação para atividades rurais

Sebastião Garcia | Cabreuva (SP)

Rafaela Martins

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Prefeituras podem auxiliar no incremento das atividades no campo

O conhecimento é uma das principais ferramentas para o homem do campo. Muitos frequentam salas de aula para aprimorar o trabalho nas propriedades. Ainda assim a capacitação não dispensa o serviço de assistências técnica, serviço que pode receber contribuição dos municípios. Agricultores e representantes de sindicatos rurais reclamam da falta de apoio.
— A gente não tem apoio da parte governamental, prefeitura, Estado. A casa da agricultura está municipalizada. Então a gente tem uma deficiência de profissionais nesta área — afirma a gerente do sindicato rural de Itu, Alexandra Vetroni Martins.
A prefeitura tem a responsabilidade de cuidar de todos os assuntos referentes ao município, diz a advogada Odete Medauar.
— No sentido do direito, a responsabilidade está em administrar todos os aspectos do território do município. Esta é a principal responsabilidade, independente de haver uma Secretaria de Agricultura, um Ministério da Agricultura e a Prefeitura dizer que existem outros órgãos, eu acho que esta justificativa não tem muito fundamento — afirma.
Na agricultura familiar, benefícios como o empréstimo de equipamentos pelo poder público podem ser decisivos para manter o produtor no campo, caso do produtor de hortaliças José da Cruz. Há oito anos ele conta com o trator da prefeitura para arar a terra. E espera que isso pelo menos não mude.
— Eu quero que aquele que entra lá continue do mesmo jeito. A minha esperança é ele fazer melhoria paro município e para o agricultor também.
>> Rural Notícias exibe série especial sobre eleições

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *