MUDANÇA DE VIDA – Administrador de empresas larga mercado financeiro para virar agricultor

Após 20 anos de trabalho, Alexander Creuz resolveu seguir seu coração e abraçar a paixão pela agricultura. Em março, ele colherá sua primeira safra

O administrador de empresas Alexadre Creuz virou produtor ruralFoto: Senar/divulgação

A mudança de vida foi radical. Depois de 20 anos trabalhando no mercado financeiro, o administrador de empresas Alexander Creuz decidiu largar a profissão e trabalhar no agro. “Sempre tive o sonho de atuar no campo. Em 2015, fui aprovado na seleção para a primeira turma do curso técnico do Senar. A decisão de participar do processo seletivo mudou completamente a minha vida”, relembra.

Durante bastante tempo, Creuz precisou conciliar o trabalho em Curitiba com os estudos no polo de apoio presencial de São José, em Santa Catarina. “Na metade do curso decidi apostar tudo e me dedicar apenas ao setor agropecuário”, diz.

E a aposta veio no cultivo de lúpulo, ingrediente importante para a fabricação de cerveja. “Comecei a pesquisar e conhecer pessoas envolvidas na área e decidi desenvolver o trabalho final do curso sobre o assunto”, afirma.

No início de 2018, Creuz começou a colocar em prática o plano de negócios elaborado durante o curso técnico do Senar e assim surgiu sua empresa rural no município de Lages (SC). Por meio de articulação com outros produtores, ele também criou a Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo) e se tornou o primeiro presidente.

“Hoje eu não tenho um trabalho, eu tenho uma diversão. Acordo feliz da vida porque eu faço o que realmente eu gosto”, declara.

  • Em março deste ano, o produtor vai realizar a primeira colheita em sua propriedade, que será destinada a cervejarias da região. “O Brasil é importador de lúpulo, principalmente dos Estados Unidos e Europa, então terei a oportunidade de oferecer o produto fresco para essas fábricas de cerveja”.

    Quer fazer como o Alexandre?

    As pessoas interessadas em atuar na gestão do setor agropecuário podem se inscrever no processo seletivo do curso técnico em agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) até o dia 14 de fevereiro.

    O curso é gratuito e tem carga horária de 1.230 horas na modalidade semipresencial, sendo 80% online e 20% presencial.

    Para concorrer a uma das 2.410 vagas, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e efetivar a inscrição para a seleção no site.

    Informações e dúvidas:

    0800 642 0999
    De segunda a sábado, das 8h às 21h (horário de Brasília)

    Por Canal Rural

    Fonte : Canal Rural