MS deve concluir na próxima semana o plantio da safra de soja 2015/2016

 

Estado deve cultivar neste ciclo 2,4 milhões de hectares.
Produção deve crescer entre 8,8% e 10,2% e pode chegar a 7,5 mi de t.

Plantio de soja já foi iniciado em MS e Conab projeta redução da produção da oleaginosa (Foto: Flávia Galdiole/TV Morena)

MS deve concluir plantio de soja até o dia 25 de novembro, segundo projeção da Famasul
(Foto: Flávia Galdiole/TV Morena)

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul devem concluir na próxima semana, possivelmente até o dia 25 de novembro, o plantio da safra 2015/2016 de soja no estado. A projeção é do analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto.

Segundo Carlotto, dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga) apontam que até o dia 13 de novembro, 91% da área que será cultivada com soja neste ciclo, aproximadamente 2,4 milhões de hectares, já havia sido semeada.

saiba mais

Confirmada a estimativa, a área plantada com a oleaginosa em Mato Grosso do Sul deve ter um incremento de 4,5% frente o ciclo passado, quando foram semeados 2,3 milhões de hectares com o grão.

Ele projeta que pelas condições climáticas registradas até o momento, a safra 2015/2016 deve registrar uma boa produtividade, atingindo entre 7,4 milhões de toneladas e 7,5 milhões de toneladas, o que deve representar um aumento de 8,8% a 10,2% na produção do estado em relação a temporada 2014/2015, que foi de 6,8 milhões de toneladas.

Registro da safra
Além de estar atento ao andamento do cultivo, o sojicultor do estado tem que estar alerta também ao prazo para registrar o cultivo da oleaginosa na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O prazo se encerra no dia 10 de dezembro e o produtor que não fizer o cadastro estará sujeito ao pagamento de multas.

Anderson ViegasDo G1 MS

Fonte : Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *