Máquinas do PAC 2 impulsionam produção da agricultura familiar de mais 161 municípios do RS

Foto: Albino Oliveira

O estado do Rio Grande do Sul recebeu, neste sábado (31), em Santa Maria (RS), mais um lote de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos). Ao todo, foram 161 municípios beneficiados, com 71 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba. A doação desses equipamentos, feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, vai facilitar a chegada nas feiras, mercados e consumidores, de leite e grãos, alimentos mais produzidos nos municípios contemplados.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ressaltou a importância da entrega para as prefeituras. "Fui prefeito de Porto Alegre e sei profundamente todas as dificuldades que enfrentam. Essa entrega é um verdadeiro presente", afirmou.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), investiu mais de R$ 55 milhões na aquisição dos 161 equipamentos. A iniciativa vai beneficiar mais de 430 mil camponeses, sendo quase 130 mil famílias de agricultores."O Brasil, hoje, é uma potência agrícola. E, tão importante quanto à produção, é a melhoria da estrutura e do escoamento dessa produção. Portanto, o que estamos fazendo aqui, é uma resposta à demanda das prefeituras, para apoiar a manutenção e a conservação das estradas", destacou o ministro Miguel Rossetto.

Rossetto, ainda, ressaltou que parte importante das máquinas que estão sendo entregues para os municípios brasileiros são produzidas no Rio Grande do Sul. "São mais de duas mil máquinas feitas apenas nas indústrias localizadas no estado. Queremos que elas sejam vistas como muito mais do que pedaços de ferro e borracha, mas como instrumentos de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida", comentou.

Na avaliação do prefeito municipal de Santa Maria, César Augusto Schirmer, a entrega dessas máquinas trará muitos benefícios para os municípios com até de 50 mil habitantes. "Vejo a dificuldade em que vivem os prefeitos. Nós estamos próximos do povo brasileiro, do cidadão e, por isso, aplicamos nossos recursos naquilo que eles precisam", afirmou.

De acordo com o prefeito de Jaguari, um dos municípios beneficiado nesta entrega, João Mario Cristofari, as máquinas proporcionam melhorias para agricultura familiar, para as estradas vicinais, além de significarem muito para as prefeituras. "Representando os 161 municípios beneficiados aqui, agradeço essa conquista. Temos municípios com pouco recurso e que não conseguiriam adquirir esses equipamentos", disse.

PAC 2 no Rio grande do Sul

Até o fim do primeiro semestre de 2014, 455 municípios serão contemplados com 1.365 equipamentos. Após esta entrega, terão sido doados 1.236 equipamentos, faltando apenas 129 máquinas. Mais de R$ 385 milhões serão investidos, no total. Ao todo, cerca de 330 mil famílias de agricultores serão beneficiadas. Mais de 1,2 milhão de camponeses trafegarão pelas novas estradas.

– See more at: http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/m%C3%A1quinas-do-pac-2-impulsionam-produ%C3%A7%C3%A3o-da-agricultura-familiar-de-mais-161-munic%C3%ADpios-do-rs#sthash.20XFtFah.dpuf

Fonte: MDA

sábado, Maio 31, 2014 – 14:30

Enviado por Carolina em sab, 05/31/2014 – 14:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *