MPT acusa Minerva de omitir informações sobre processos trabalhistas

SÃO PAULO  -  O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta terça-feira que pediu à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a instauração de um inquérito administrativo contra a Minerva Foods, terceira maior processadora de carne bovina do país. O MPT acusa a Minerva Foods de omitir dos investidores informações sobre ações civis públicas.

Em comunicado divulgado hoje, o MPT informou que a CVM abriu o procedimento para investir a conduta da empresa. Além da disputa no âmbito da CVM, o MPT também entrou com uma representação na BM&FBovespa, também devido à omissão de informações.

No formulário de referência da Minerva protocolado na CVM, a empresa diz que, nas ações das quais é ré na Justiça do Trabalho, “nenhuma é considerada individualmente relevante para a companhia”. Para o MPT, a informação prestada pela empresa é “falsa”.

“Percebe-se que a informação é não apenas incompleta, mas francamente falsa, inverídica: a empresa não respondia a apenas ‘ações trabalhistas julgadas por ex-empregados’. Ela também respondia inúmeras ações coletivas, especialmente ações civis públicas, movidas pelo Ministério Público do Trabalho e por sindicatos, de enorme relevância  e impacto aos seus negócios, além de indiscutível risco à imagem da companhia”, afirma o procurador do MPT, Rafael de Araújo Magalhães.

Em seu formulário de referência, a Minerva informa que constituiu uma provisão de R$ 5,2 milhões relativos à “provável perda” de processos trabalhistas. O MPT diz, porém, que em apenas uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, Leite, e Cereais de Rolim de Moura (RO), a empresa já foi condenada judicialmente a pagar R$ 4,2 milhões em danos coletivos.

“A Minerva reitera seu compromisso com o mercado de zelar pelas melhores práticas de governança corporativa, agindo sempre com transparência e de forma a garantir a qualidade e a veracidade  das informações divulgadas aos seus acionistas e demais stakeholders”, afirma a Minerva, em comunicado protocolado nesta terça-feira na CVM.

A Minerva Foods informou, ainda, que já apresentou os “esclarecimentos solicitados” pela CVM e pela Bovespa, em decorrência da representação movida pelo MPT.

(Luiz Henrique Mendes | Valor)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3343984/mpt-acusa-minerva-de-omitir-informacoes-sobre-processos-trabalhistas#ixzz2lBSqj9Tv

Fonte: Valor | Por Luiz Henrique Mendes | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *