MP investiga adição de álcool ao leite

Depois de ter assinado, há dois meses, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) devido à suposta presença de formol em leite processado na unidade de Teutônia, a Brasil Foods (BRF) é alvo de nova denúncia. Segundo o procurador do MP, Alcindo Luz Bastos Filho, foi aberta ontem investigação para apurar suposto recebimento de leite cru com álcool etílico pela fábrica gaúcha do grupo BRF, que produz as marcas Batavo e Elegê. ‘Houve um descumprimento do TAC’, afirma. A amostra adulterada foi coletada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em 5 de agosto e só teve resultado divulgado ontem. A empresa deverá rastrear a produção para esclarecer o destino do leite e recolher os lotes.

Hoje, o Ministério Público também irá abrir processo para apurar suposta contaminação de lácteos da marca Hollmann, que teve a produção de queijos interditada na fábrica de Imigrante (RS) pelo Mapa. Análises feitas pelo Ministério da Agricultura indicam que pelo menos 100 quilos de queijo light da marca estariam contaminados.

Segundo o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, foi detectada a presença da bactéria Listeria. E, até que o caso seja apurado, a linha de produção ficará fechada. ‘É um trabalho de rotina do Ministério Agricultura’, disse o superintendente, ressaltando que os fiscais federais agropecuários estão em greve e que as amostras já foram coletadas há algum tempo.

O Mapa, agora, aguarda o resultado de novos testes solicitados para avaliar a possível liberação da produção de queijo da marca. A Hollmann foi uma das empresas citadas pelo Ministério Público no início de maio na Operação Leite Compen$ado, que deflagrou a investigação de suposta presença de ureia e formol para disfarçar a adição de água ao leite. As diretorias da BRF e da Hollmann foram procuradas pela reportagem, mas não foram localizadas para comentar as novas investigações.

Fonte: Correio do Povo |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *