Moura obtém direito a domínio na internet

A empresa Acumuladores Moura obteve no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) o direito ao domínio de internet com a marca Baterias Moura, registrado por um revendedor de seus produtos, o Comércio de Baterias Garcia, de São Bernardo do Campo (SP). O caso foi julgado pela 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial.

Os desembargadores entenderam que a manutenção do registro em nome da Comércio de Baterias Garcia poderia prejudicar a Acumuladores Moura. "O domínio evidentemente foi usado para a apresentação das Baterias Garcia, usurpando o nome Moura", afirmou o desembargador Enio Zuliani, revisor do caso.

Os magistrados, entretanto, negaram o pedido de indenização por danos morais e materiais da Acumuladores Moura, seguindo a decisão de primeira instância. Para a juíza Mariana Dalla Bernardina, da 8ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, "da análise da página inicial do domínio www.bateriasmoura.com, verifica-se que há destaque justamente para as baterias Moura. Logo, não se vislumbra a ocorrência da alegada perda de clientela, de rendimentos, de credibilidade ou mesmo de espaço no mercado".

A sentença de primeira instância, entretanto, não determinava a transferência do domínio à Acumuladores Moura. A juíza que analisou o caso afirma na decisão que o site está registrado no nome de um dos sócios da Baterias Garcia, que não constaria no processo.

De acordo com o advogado da Acumuladores Moura, Hugo Filardi, do Siqueira Castro Advogados, o objetivo principal da ação era impedir a Baterias Garcia de confundir os consumidores. "O segundo era reaver esse domínio."

A Baterias Garcia irá recorrer da decisão, segundo o advogado da empresa, Thiago Massicano, do Massicano Advogados. "A marca é deles. Mas o domínio foi registrado pelo meu cliente", afirma.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/legislacao/3221772/moura-obtem-direito-dominio-na-internet#ixzz2b67cKeBI

Fonte: Valor | Por Bárbara Mengardo | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *