Moratória da soja é estendida e entidades estudam novo acordo

A Moratória da Soja, pacto ambiental firmado entre as entidades da cadeia produtiva da oleaginosa em julho de 2006, foi estendida até dezembro de 2014, informou a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) em nota. O acordo, que foi renovado seis vezes, terminará no fim do ano por ter perdido eficácia, esclareceu a associação.

Uma nova agenda de trabalho para sustentabilidade da oleaginosa no bioma Amazônia será desenvolvida pelo Grupo de Trabalho da Soja, composto pelo Ministério de Meio Ambiente, por empresas associadas (ADM, Algar Agro, Amaggi, Baldo, Bunge, Cargill, Fiagril, Imcopa, Louis Dreyfus, Noble Group, Óleos Menu e Santarosa; pela Abiove e pela Associação dos Exportadores de Cereais (Anec), de acordo com o comunicado.

O novo programa terá por objetivo contribuir para que o sojicultor cumpra o novo Código Florestal Brasileiro, conciliando produção de alimentos e conservação ambiental. De acordo com o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, os trabalhos terão como foco incentivar os produtores a fazer o Cadastro Ambiental Rural nos órgãos ambientais.

Fonte : Estadão Conteúdo