Monsanto suspende cobrança de royalties para soja transgênica
BRASÍLIA – O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, informou que a Monsanto no Brasil declarou a suspensão da cobrança de royalties da tecnologia RR para a soja, em todo o país. Procurada, a multinacional comentou que vai se pronunciar sobre o assunto apenas amanhã.
Na segunda-feira, 8, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar favorável à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a 24 sindicatos rurais ao determinar que a Monsanto suspendesse imediatamente a cobrança de royalties sob o uso das tecnologias Bollgard I (BT), para o algodão, e Round Ready (RR), para a soja em Mato Grosso.
O pedido da Famato foi baseado em estudo técnico e jurídico que confirmou que o direito de propriedade intelectual relativo à tecnologia RR, venceu em 2010, tornando-se de domínio público. Para a entidade, a cobrança de valores por parte da multinacional pelo uso desta tecnologia é indevida.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:
Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | Valor