Monsanto suspende cobrança de royalties da tecnologia RR no Brasil, diz Famato

Federação da Agricultura de Mato Grosso e sindicatos rurais entraram com ação reivindicando domínio público da tecnologia

por Globo Rural On-line

José Medeiros

A patente das tecnologias incorporadas às sementes comercializadas pela Monsanto – soja RR e algodão BT -, diz Tomczyk, venceu em 31 de agosto de 2010

O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, informou nesta terça-feira (16/10) que o diretor da Monsanto no Brasildeclarou que a empresa suspendeu a cobrança deroyalties da tecnologia RR para a soja em todo o Brasil.
A decisão foi espontânea a atende à ação proposta contra a empresa pela Federação da Agricultura de Mato Grosso e sindicatos rurais.

Na semana passada, a justiça do Mato Grosso concedeu uma liminar proibindo a Monsanto de cobrar royalties sobre as sementes de soja (roundup ready) e algodão BT transgênicos com base na lei de patentes brasileira, que permite a prorrogação de patentes quando solicitada pelas empresas.

A patente das tecnologias incorporadas às sementes comercializadas pela Monsanto – soja RR e algodão BT -, diz Tomczyk, venceu em 31 de agosto de 2010, e as tecnologias passaram a ser de domínio público, razão pela qual a Federação entrou na justiça contra o pagamento dos royalties.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *