MOMENTO DE CELEBRAÇÃO – Problemas na safra, homenagem e melhorias na produção; veja como foi a Abertura Nacional da Colheita do Milho

O evento marca o início da quinta temporada do projeto Mais Milho, que entre outros temas, debateu os desafios da armazenagem

Foi dada a largada para mais uma safra. Aconteceu nesta quinta-feira, 22, mais uma edição da Abertura Nacional da Colheita do Milho, em Primavera do Leste (MT).

O presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, foi homenageado com um busto em reconhecimento ao trabalho feito pelo desenvolvimento agrícola no bioma do Cerrado e o incentivo à produção sustentável.

O presidente da Abramilho foi destaque em uma homenagem na Abertura Nacional da Colheita de milho (Foto: Diego Eifler)

Ainda durante o evento, José Nardes, presidente do Farm Show MT falou sobre o retorno da feira, uma das principais do país que acontece em Mato Grosso, mas foi cancelada em 2020 e 2021 por causa da pandemia. A próxima edição está programada para março de 2022.

Na Abertura Nacional da Colheita do Milho, os produtores presentes puderam ter acesso às novidades das tecnologias embarcadas nas máquinas. Uma das colheitadeiras, por exemplo, reduz o custo de produção.

A quinta edição do projeto Mais Milho abriu a rodada de painéis de debate, com o tema investimento em armazenagem de grão. O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadoré falou sobre o lançamento do projeto “armazém para todos” que visa facilitar o acesso ao crédito para construção de novos silos.

Momento de celebração: evento marca o início da colheita de milho em Mato Grosso (Foto: Diego Eifler)

Outro tema discutido foi o impacto da quebra de produção segunda safra. A safrinha foi prejudicada no país pela estiagem, que atrasou o plantio em várias regiões. Mato grosso já estima queda na temporada 2020/21, passando de uma projeção de 36 milhões de toneladas para 32 milhões de toneladas. O estado é responsável por quase metade da produção nacional.

Apesar de muitos desafios, é hora de celebrar com as máquinas em campo para dar início, oficialmente, a colheita da segunda safra de milho 2021.

Por Flávia Macedo

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *