Missão de empresas brasileiras participa da Feira de Anuga

País contará com 73 empresas no evento voltado ao setor alimentício em Colônia, na Alemanha

Fernando Soares

Um grupo de 73 empresas brasileiras participará de missão à Feira de Anuga 2013. Fabricantes de café, frutas, produtos orgânicos, étnicos, balas e confeitos e carnes bovina, suína e de frango vão em busca de negócios no exterior. Realizado a cada dois anos em Colônia, na Alemanha, o evento é uma das mais importantes vitrines para as indústrias de alimentos e bebidas de todo o mundo. Nesta edição, que será realizada de 5 a 9 de outubro, 6,7 mil expositores de 98 países estarão presentes em um espaço de 287 mil metros quadrados. Nos cinco dias, 154 mil pessoas, de 185 nacionalidades, devem circular pelo local.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é a responsável por organizar a ida dos empresários ao evento. De acordo com o gerente executivo de imagem e acesso a mercados da Apex-Brasil, Vinícius Estrela, o objetivo da comitiva é consolidar a posição do País como grande produtor de alimentos. Em 2012, a exportação de produtos agrícolas e pecuários, alimentos processados e bebidas deixou US$ 66,5 bilhões em solo brasileiro. Na ocasião, o Brasil ficou entre os cinco maiores vendedores do mundo, responsabilizando-se por 5,7% do comércio mundial da área.
Estrela destaca que, dos segmentos abrangidos pela feira, o Brasil só não terá representantes entre os fabricantes de máquinas e equipamentos. “Somos um dos poucos países no qual o comprador que vier à feira pode fazer negócios com diferentes tipos de produtos simultaneamente, desde orgânicos até carnes”, salienta. Ao todo, 12 estados estarão presentes no evento. São Paulo terá a maior quantidade de marcas, 26 no total. Com 16 companhias, o Rio Grande do Sul é o segundo colocado no ranking.
Além dos expositores com estandes próprios, o Estado contará com uma série de micro e pequenos empresários que irão à feira para prospectar oportunidades. Através de chamada pública, o Sebrae-RS selecionou 10 companhias, que irão pela primeira vez a uma feira internacional. Elas terão 50% de suas despesas bancadas pela entidade. “É uma grande oportunidade para que essas empresas conheçam as novas tecnologias utilizadas pelo setor e busquem parcerias internacionais”, ressalta o presidente do Sebrae-RS, Vitor Koch. Antes da viagem, as marcas gaúchas receberam uma capacitação.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *