Ministro Miguel Rossetto recebe diretores da Contag

Foto: Rômulo Serpa/MDA

O futuro do meio rural brasileiro foi pauta de debate entre Governo e movimentos sociais, nesta quarta-feira (23). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, recebeu, em Brasília, uma comitiva de diretores da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag) para dialogar sobre o processo de negociação do Grito da Terra Brasil (GTB) 2014, ato de reivindicação anual da confederação.

O ministro apresentou aos diretores da Contag o andamento de alguns pontos da pauta de reivindicações, apontou os progressos e se disponibilizou para uma nova reunião na próxima semana. “Avançamos nos debates sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no crédito fundiário, e vamos conversar até sexta-feira (25) sobre titulação de terras. Teremos um posicionamento sobre essa demanda de vocês, no início da semana que vem, e podemos nos encontrar novamente”, afirmou o ministro.

Rossetto elencou algumas das prioridades do MDA na negociação, inclusive em assuntos que não são de responsabilidade da pasta. “Além do crédito, estamos dando muita atenção para habitação rural e educação no campo. Todas essas agendas são tratadas por nós como prioridades”, apontou.

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse que o movimento optou por um primeiro contato com o MDA antes de abrir a negociação de fato. “Para nós, é muito importante essa proximidade com o ministério para fazermos essas negociações depois. Nossa expectativa é que façamos um dos melhores diálogos, por estarmos comemorando 50 anos de confederação e por 2014 ser o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, salientou Broch.

Grito da Terra

O Grito da Terra Brasil é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Promovido pela Contag, o evento reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o País, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural. Esta é a 20ª edição do GTB, que vai ser realizada entre 12 e 22 de maio.

Nome Autor:

João Paulo Biage

– See more at: http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/ministro-miguel-rossetto-recebe-diretores-da-contag#sthash.2AVDvR62.dpuf

Fonte: MDA

0 0

quarta-feira, Abril 23, 2014 – 19:00

Enviado por Carolina em qua, 04/23/2014 – 19:02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *