Ministro destaca políticas do Governo Federal em mostra agropecuária no Rio Grande do Sul

Ministro destaca políticas do Governo Federal em mostra agropecuária no Rio Grande do Sul

Foto: Rafael Monteiro/MDA

O município gaúcho de Paim Filho abriu neste último sábado (21) sua 18ª Mostra Agropecuária com uma meta: desenvolver ainda mais a agricultura familiar, principal atividade econômica da cidade. O ministro do desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, foi ao evento representar o Governo Federal e apresentar políticas públicas que podem contribuir com o município. Pepe Vargas foi primeiro ministro de estado a participar da abertura do evento.

Paim Filho fica na região Nordeste do Rio Grande do Sul, a 344 quilômetros da capital Porto Alegre, tem uma população aproximada de cinco mil habitantes e vive principalmente da renda gerada pelo leite, suínos e grãos. Participam da mostra 43 representantes desses produtores. O ministro visitou todos, experimentou produtos das agroindústrias, conversou com criadores de gado sobre as raças expostas no local e, em cada oportunidade – seja em conversas com produtores ou durante o discurso de abertura do evento –, explicou sobre os programas e políticas federais voltadas para a agricultura familiar.

Durante o período em que ficou no evento, o ministro  destacou as linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento das Agricultura Familiar (Pronaf), que propicia aos produtores fazer financiamentos para melhorar a produção e qualidade de vida no campo a juros não ultrapassam os 3,5% e, em alguns casos, chegam a 0,5%. Também falou das facilidades para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas e das políticas que incentivam as prefeituras a comprarem produtos de agricultores familiares. “Esse governo entende que a agricultura familiar é importante porque garante alimentos variados e saudáveis na mesa dos brasileiros, distribui melhor a renda e tem um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país.”

O prefeito de Paim Filho, Elton Luiz Dal Moro, agradeceu a presença do ministro e lembrou também das máquinas que estão sendo doadas aos municípios por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2), que beneficiará as população de 5.061 cidades brasileiras até a metade de 2014. “Esses equipamentos que estão sendo entregues têm ajudado muito as nossas cidades a se desenvolverem”, afirmou.

Aniversário de cooperativa em Sananduva

Após deixar a 18ª Mostra Agropecuária, ainda no sábado, o ministro Pepe Vargas participou da solenidade de comemoração dos 10 anos da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) de Sananduva. O município de aproximadamente 15,3 mil habitantes está situado na mesma região de Paim Filho e também vive principalmente da atividade agrícola e agropecuária.

Pepe lembrou a importância do trabalho da Cresol e das cooperativas em geral. “Se hoje temos uma série de programas de incentivo às cooperativas é porque esse governo sabe da sua importância. Elas viabilizam a execução das políticas públicas, pois ajudam que programas como o Pronaf cheguem até os agricultores.”

Fonte: MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *