Ministério lança projeto de regionalização na Expointer

Objetivo é aproximar o Governo do médio produtor rural; projeto deve abranger as regiões Sul e Nordeste

por Globo Rural On-line

Robispierre Giuliani

Projeto será aplicado nas regiões que mais sofreram com problemas climáticos

O ministro da agricultura, Mendes Ribeiro Filho, lançou nesta terça-feira (28/8), na 35ª Expointer, que se realiza em Esteio(RS), o Projeto de Regionalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O projeto pretende aproximar o Governo Federal do médio produtor rural e deve abranger o Sul e o Nordeste do País, regiões que mais sofreram com os efeitos climáticos.
De acordo com o projeto, são três os pilares da regionalização: a Política Agrícola Diferenciada, o Sistema Nacional de Defesa Agropecuária e a Administração. Ao ser elaborada, a política agrícola oferecerá soluções específicas para cada problema, desde o melhoramento daarmazenagem, passando pela irrigação, recuperação desolos, instalação de novas estações meteorológicas, acesso ao crédito, seguro rural e apoio à comercialização. O ministério espera com isso o aumento da geração de renda e da produtividade para o produtor, além de incentivar as boas práticas ambientais.
O Governo também espera que o projeto traga o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Agropecuária, uma vez que levará em conta as realidades e necessidades regionais para aumentar a eficiência dos processos. O Rio Grande do Sul foi escolhido para receber os primeiros projetos-piloto como forma de valorizar sua diversidade de culturas, minimizar as adversidades climáticas e melhorar a competitividade na fronteira com o Mercosul.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *