Ministério encaminha projeto pioneiro em avicultura industrial

Fonte:  Globo Rural

Medida deve favorecer a manutenção dos mercados compradores em casos de surtos de doenças

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) um projeto inovador para a avicultura industrial. A iniciativa tem o objetivo de prevenir doenças como Influenza Aviária e Newcastle, certificando subpopulações de animais com status sanitário distinto dentro de um território.
Além disso, em casos de surto dessas doenças, as propriedades que seguirem as medidas de controle e biossegurança recomendadas serão consideradas livres para produzir e comercializar seus produtos.
O projeto é resultado de um estudo realizado ao longo de quatro anos em parceria com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), iniciativa privada e agências estaduais de defesa animal. Por meio da cooperação dessas instituições com o ministério foi definido um protocolo de medidas de biossegurança a partir de 10 fatores que representam maior risco para a entrada dos vírus.
Após a adoção dessas ações preventivas, o Mapa vai auditar, fiscalizar e certificar esses estabelecimentos. A medida vai favorecer a manutenção dos mercados compradores em casos de surtos de doenças.
Em 2010, o Brasil produziu 12,2 milhões de toneladas de carne de frango. Desse volume, 69% destinou-se ao consumo interno e 31% foi exportado. O país é o primeiro exportador do produto e o terceiro maior produtor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *