Ministério da Agricultura reforça controle de resíduos em carnes

Fonte: Canal Rural | AGÊNCIA ESTADO

Determinação está na Instrução Normativa nº 24, publicada no Diário Oficial da União

O Ministério da Agricultura disse que irá reforçar o programa de controle de resíduos biológicos em carnes (bovina, de aves, suína e equina), leite, mel, ovos, pescado e avestruz. A determinação está na Instrução Normativa nº 24, que foi publicada nesta quinta, dia 11, no Diário Oficial da União.

O programa visa a monitorar o controle de resíduos de produtos veterinários e contaminantes (antibióticos, antiparasitários, agrotóxicos e metais pesados), que possam oferecer riscos à saúde dos consumidores. O coordenador de Controle de Resíduos e Contaminantes do Ministério da Agricultura, Leandro Feijó, explicou que a lista inclui os principais medicamentos veterinários utilizados no setor produtivo do Brasil, com os limites máximos de tolerância permitidos e a amostragem a ser realizada.

As análises serão realizadas nos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) e nos estabelecimentos credenciados pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. A escolha das amostras para a análise será aleatória, por meio de sorteio de estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *