MILHONOTÍCIAS – Plantio de milho alcança 63% da área no Centro-Sul, diz AgRural

Divulgação/Embrapa

No noroeste de Minas Gerais, o plantio ainda é limitado devido à estiagem. Há relatos de dificuldades inclusive nas áreas irrigadas.

 

O plantio da safra 2016/17 de milho verão atingiu 63% da área prevista no Centro-Sul do Brasil, um avanço de 11 pontos porcentuais em uma semana, ante 55% em igual período do ano passado. Na média de quatro anos o aumento foi de 62%, conforme levantamento da consultoria AgRural divulgado nesta segunda, dia 7.

"Com os trabalhos já finalizados no Paraná e em Santa Catarina, e próximos do encerramento no Rio Grande do Sul, o ritmo da semeadura é puxado agora por Minas Gerais e Goiás, que no ano passado tiveram um plantio mais lento devido à irregularidade das chuvas", informou a consultoria, em nota.

No Sul, as primeiras áreas estão entrando em fase de pendoamento, segundo a AgRural. A geada do fim de outubro causou apenas danos localizados, mas as baixas temperaturas e o céu encoberto durante parte do dia têm atrapalhado o desenvolvimento da cultura em pontos do interior gaúcho e do sul paranaense. Mas, no geral, as lavouras se desenvolvem bem.

No noroeste de Minas Gerais, o plantio ainda é limitado devido à estiagem e há relatos de dificuldades até nas áreas irrigadas, devido ao baixo nível dos reservatórios. No Triângulo Mineiro o ritmo dos trabalhos segue acelerado, segundo informações da consultoria.

Em Goiás, a chegada de chuvas mais regulares ao leste do Estado estimulou o avanço do plantio. Em São Paulo, a semeadura ocorre em ritmo normal, e no sul do estado estão os trabalhos mais adiantados.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *