Milho – SOLUÇÃO INTERNA – Governo cria programa para incentivar plantio de milho em Santa Catarina

Programa deve entrar em operação em maio e tem como objetivo aumentar em 100 mil hectares a área plantada

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ministério da Agricultura apresenta proposta para desonerar importação de milho
Receita Federal não aceita isentar PIS/Cofins na importação de milho
Estiagem faz potencial de milho em Goiás cair 30%, calcula Aprosoja
O governo de Santa Catarina elaborou medidas para incentivar o plantio de milho no estado, reduzindo o déficit de produção, estimado em três milhões de toneladas. O programa deve entrar em operação em maio e tem como objetivo aumentar em 100 mil hectares a área plantada com o cereal.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram semeados 370 mil hectares com milho no estado na safra 2015/2016. O programa, em fase de conclusão, foi elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em conjunto com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro), cooperativas e agroindústrias.

Para incentivar a produção, o sistema pretende garantir um preço remunerador ao agricultor e oferecer os insumos necessários com prazo de safra. Para participar, o agricultor se compromete a vender o grão à agroindústria ou cooperativa. "Urgentemente, precisamos ampliar a produção ou a produtividade do milho para reduzir a dependência de importação de outros Estados da Federação", afirmou, em nota, o diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos.

Nos últimos anos, a área semeada com milho vem caindo no estado, com agricultores dando preferência a outras culturas. "O que nos preocupa é a redução da área plantada de milho no Estado nos últimos anos", disse o residente da Fecoagro, João Carlos Di Domenico.

Luiz Carlos / Arquivo Pessoa

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *