MILHO – SAFRA 2015/2016 – SP começa plantio de milho com um mês de atraso

Produtores aguardam para saber se a chuva vai contribuir para o desenvolvimento da planta

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Preços do milho e da soja voltam a subir
Produção de milho afeta competitividade de aves e suínos em SC
Safra de milho 2015/2016 atingirá 88,5 milhões de toneladas
Produtores de Mogi Guaçu (SP) começaram nesta semana, com quase um mês de atraso, o plantio do milho da safra 2015/2016. É grande a expectativa para saber se a chuva vai contribuir para o desenvolvimento da planta.

A região em torno do município é tradicional produtora de milho e cultivou no ano passado 5 mil hectares. Diferentemente da safra 2013/2014, quando muitos agricultores locais perderam até 70% da produção por causa da estiagem, a colheita da última safra foi considerada satisfatória.

O produtor Clemente José dos Santos está no quarto dia de semeadura em uma área de 50 hectares. Seu atraso é de um mês, e, mesmo assim, ele não desfruta das melhores condições para plantio, pois há pouca umidade no solo.

– Na verdade, eu estou arriscando. No meu sítio choveu 45 milímetros, o que é pouca umidade. Estou plantando acreditando que vá chover [mais] para ajudar a nascer –, diz ele.

Santos aproveitou a calagem feita para o plantio de tomate e economizou no preparo da terra para o milho. Até sábado, dia 31, duas máquinas vão trabalhar para garantir que três milhões de sementes se transformem em uma safra semelhante à do ano passado, com rendimento de 176 sacas por hectare.

Fernando Faria Machado, vizinho de Santos, foi um dos únicos produtores da região a apostar na única chuva do mês de setembro para iniciar o plantio de milho.

– Em 29 de setembro, aqui na propriedade choveu uns 80 milímetros e, como eu stava com a terra preparada, resolvi plantar. A esperança é que no ciclo do milho não vá faltar chuva –, diz ele.

Fonte:Canal Rural / Suelen Farias

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *