Mendes Ribeiro reafirma compromisso do governo de enfrentar concorrência do arroz importado do Mercosul

Ministro da Agricultura participou da Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul

Caco Argemi/Governo RS

Foto: Caco Argemi/Governo RS / divulgação

Governador Tarso Genro e o ministro Mendes Ribeiro participaram da abertura da colheita do arroz

Em discurso na manhã deste sábado, dia 25, em Restinga Seca (RS), durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho reafirmou o compromisso do governo federal de enfrentar a concorrência do arroz importado de países do Mercosul.
Apesar de ser autossuficiente na produção de arroz, o Brasil compra grão produzido nos países vizinhos. A medida é apontada por representantes do setor como um dos motivos para a queda no valor pago ao produtor. Com um custo mais baixo, o arroz do Mercosul entra em vantagem no mercado nacional.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de arroz na safra 2011/2012 no país. O Rio Grande do Sul é o principal Estado produtor, representando cerca de 60% do total.
— Temos desafios com o Mercosul e o governo vai enfrentar isso. Vamos proteger os nossos produtores. Vamos continuar fazendo as operações necessárias para manter o preço — afirmou Mendes Ribeiro.
Apesar do compromisso, não foram anunciadas medidas concretas para a comercialização do produto.
Além do ministro da Agricultura, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Em seu discurso, destacou a parceria do governo com os produtores.
— Agora chegou a vez do arroz. E isso quer dizer mercado interno, quer dizer desenvolvimendo, renda, e nós vamos colocar essa pauta com muita intensidade, vamos liderar essa pauta junto ao governo federal — afirmou o governador.

Fonte: Ruralbr E GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *