Mendes quer transformar Embrapa no RS em central sanitária no Mercosul

Fonte:  Correio do Povo

Ministro da Agricultura participa da Expointer, em Esteio

Uma das primeiras metas do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, é transformar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Rio Grande do Sul em uma central virtual de pesquisa sanitária animal para o Mercosul. A declaração foi feita durante a passagem pela Expointer, em Esteio, nesta quinta-feira.
Segundo o ministro, esse fortalecimento da Embrapa é crucial para garantir mercados internacionais para o setor agropecuário. A ideia é que a empresa busque parcerias no Mercosul, a exemplo do que já ocorre na África. O Estado servirá de base para esse projeto, conforme Mendes, porque é uma grande fronteira.
O ministro falou também sobre a liberação de recursos, em forma de convênios, para o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A expectativa é de que a adesão do governo gaúcho seja anunciada junto com o governador Tarso Genro. Mendes deve se reunir ainda hoje com produtores no estande da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, no Parque de Exposições Assis Brasil.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, cancelou a vinda à Expointer para inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar hoje. Ele será representado pelo secretário nacional da Agricultura Familiar, Laudemir André Muller.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *