MDA libera máquinas para ajudar população de Mariana (MG)

Foto: Albino Oliveira/ Ascom MDA

São 258 máquinas nas proximidades do município de Mariana, que podem auxiliar na retirada de lama e dejetos.

Equipamentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) doados a municípios mineiros, vizinhos de Mariana, podem ser usados na recuperação da região atingida pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, no último dia 5 de novembro. A utilização excepcional foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta quarta-feira (11), por meio da portaria nº 384

Cada um dos 86 municípios listados na portaria recebeu do governo federal uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Com isso, 258 equipamentos poderão ser disponibilizados.

As máquinas podem ajudar nas ações de socorro, assistência às vítimas e reestabelecimento de serviços sociais. O uso ficará condicionado a cada prefeitura.

"Ao dotar a quase totalidade dos municípios com máquinas e equipamentos, criou-se uma verdadeira rede de apoio logístico no interior do nosso país. Ao todo, são 258 máquinas nas proximidades do município de Mariana, que podem auxiliar na retirada de lama e dejetos. Ou seja, o PAC intensifica ações interfederativas e acaba por contribuir com o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil", explica o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

PAC 2

O governo federal investiu quase R$ 5 bilhões na aquisição de mais de 18 mil máquinas – todas produzidas pela indústria nacional. Mais de cinco mil municípios foram beneficiados. O número representa 91% das prefeituras do país. 

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *