Mato Grosso receberá projeto piloto de pecuária sustentável

Iniciativa quer capacitar profissionais e recuperar pastagens degradadas

por Globo Rural On-line

Editora Globo

Projeto quer incentivar a pecuária sustentável

O Ministério da Agricultura informou na última sexta-feira (28/9) que escolheu o Estado do Mato Grosso para receber um projeto piloto de agricultura sustentável. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais, além de expandir e recuperar as pastagens degradadas.
Com início previsto para outubro, o projeto quer incentivar a pecuária sustentável, com aumento da produção, redução da pressão por novos desmatamentos, recuperação de pastagens degradadas e melhoria da qualidade de vida da sociedade. Para isso, foi realizado o pré-mapeamento de 11 municípios mato-grossenses, onde serão selecionadas fazendas para o desenvolvimento de unidades demonstrativas de pecuária sustentável.
Nessas propriedades serão realizados treinamentos práticos, levando em consideração as peculiaridades locais. Além disso, o projeto vai promover a troca de experiência entre os pecuaristas e a negociação com o varejopara a comercialização dos produtos.
O programa faz parte de um protocolo de intenções assinado em maio pelos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) e o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). O propósito da parceria é reduzir a emissão de gases de efeito estufa por meio de recuperação de pastagens degradadas. O projeto já tem recurso na ordem de 300 mil euros, provenientes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do governo holandês.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *