Mato Gross – Pequenos produtores se capacitam para fortalecer agricultura familiar

Natural de Marcolândia (PI), Valdiran João da Silva mora há sete anos em Sapezal (MT). Proprietário de uma lan house, ele sonha em trocar a cidade pelo campo e se tornou um dos membros da Associação dos Pequenos Agricultores do município de Sapezal (APAS). Em fevereiro, ele concluiu o primeiro curso no ramo de agronegócio e sua meta é continuar aprendendo.

“Nasci e me criei nesse meio, achava que sabia, mas descobri muita coisa nova”, afirma. O treinamento foi o de avicultura de corte, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Sapezal. A capacitação, com carga horária de 40 horas, foi concluída na sexta-feira (05.02).

Ao invés de tomar o conhecimento somente para si, o autônomo aproveitou a internet e distribuiu a informação. “Vi a postagem na rede social do Sindicato, divulguei no grupo da Associação e incentivei o pessoal a fazer o curso. Por fim, mais da metade dos alunos eram membros da APAS”, afirma.

Com retorno rápido e comercialização certa, a avicultura é uma ótima fonte de renda para os agricultores familiares. Essa é a opinião do instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Fernando César Caixeiro, que considera os alunos já aptos para iniciarem o próprio negócio. “Eles receberam conhecimento empírico e esclareceram dúvidas sobre criação de aves. Em relação à técnica, eles já estão prontos”, destaca.

Ainda segundo Caixeiro, a avicultura pode fortalecer a agricultura familiar do município, que é mais conhecido pelas grandes corporações do agronegócio do que pelas pequenas propriedades. “A agricultura familiar produz o alimento que vai para a mesa do cidadão. Se o município fortalecer esses pequenos produtores, conseguirá produzir alimento para seus habitantes, sem depender de outras cidades”, explica.

Apoio aos pequenos produtores – Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cleto Webler, a Associação foi criada há alguns anos, e atualmente passa por uma fase de fortalecimento. O Sindicato pleiteou essa estruturação junto à administração municipal e se coloca à disposição para apoiar os pequenos produtores rurais.

“Alguns associados da APAS têm uma chácara, outros têm pequenos comércios, uma horta e o Sindicato em parceria com o Senar-MT está à disposição para treinar e levar mais conhecimento para todos eles”, afirma.

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MTFonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte : CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *