MAPEADAS ÁREAS DE CAPTAÇÃO DIRETA

A bacia do rio Ijuí, que abrange 20 municípios da região Norte-Noroeste do Estado e abastece, predominantemente, lavouras de soja e milho, será um dos pontos onde a Fepam poderá autorizar captação direta para reservação de água para irrigação de propriedades vinculadas ao programa Mais Água, Mais Renda. Alguns trechos da bacia hidrográfica do rio Passo Fundo, no Norte do RS, também poderão ser utilizados para atender à demanda de pequenas propriedades entre Santa Rosa e Erechim. O detalhamento da nova licença será conhecido hoje, no Palácio Piratini. O anúncio será feito pelos secretários da Agricultura, Claudio Fioreze, e do Meio Ambiente, Néio Lúcio Fraga, pelo presidente da Fepam, Nilvo da Silva, e pelo chefe de gabinete do governador Tarso Genro, Ricardo Zamora.

‘Com a nova licença, poderemos fazer o crescimento sustentável do Mais Água, Mais Renda’, avalia Marco Mendonça, diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente. O DRH fez uma projeção da disponibilidade hídrica para todas as bacias do Estado e determinou os pontos onde poderá ser feita a captação direta. Contudo, Mendonça destaca que nos trechos mais altos, próximos às nascentes, é provável que não haja volume em abundância necessária para autorizar a prática. De uma amostragem de 1,3 mil pedidos encaminhados ao programa e examinados pelo departamento, 30% necessitam de captação direta de água do rio.

Ontem, o Conselho de Recursos Hídricos do RS (CRH) publicou a resolução 146, que disciplina a captação em curso de água condicionadas à disponibilidade. Entre as exceções, estão as bacias hidrográficas do rio Santa Maria, dos Sinos, rio Gravataí e bacia do rio Sanchuri. Não poderá ser feita captação direta de água na Lagoa Mangueira, no arroio Velhaco, na lagoa Formosa, na lagoa Bacupari, dos Barros e Fortaleza, todos locais onde a demanda está próxima da disponibilidade.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *