Mapa monitora mercado de farelo

O Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) acompanha o mercado de farelo de soja para evitar que haja desabastecimento interno. Componente importante na ração de aves e suínos, a matéria-prima é um dos principais produtos da pauta de exportação brasileira.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha, frisou que a garantia de abastecimento é uma determinação do ministro Mendes Ribeiro Filho, que, recentemente, esteve reunido com indústrias de ambos os setores, em Brasília. "Garantimos que não vai faltar farelo de soja, se for necessário iremos importar", afirma Rocha.
O principal temor do diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, é que, com os preços internacionais da oleaginosa em alta, a exportação seja priorizada, o que seria um problema frente à quebra de praticamente 50% na produção gaúcha em função da seca. A safra estadual não passará de 5,8 milhões de toneladas. Enquanto isso, apesar de, em abril, a exportação da soja gaúcha ter caído 36,4%, o embarque brasileiro subiu 36,3% para 11,3 milhões de t no primeiro quadrimestre. São fatores que sinalizariam para o encurtamento da oferta entre outubro de 2012 e março de 2013.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *