Mapa libera 30 mil toneladas de milho para Santa Catarina

Medida visa evitar desabastecimento do grão no Estado, que consome mais do que produz

por Globo Rural On-line

Ernesto de Souza/Ed. Globo

60 mil toneladas de grão dos estoques do governo federal serão destinadas ao Estado de Santa Catarina

O Ministério da Agricultura (Mapa) liberou 60 mil toneladas de milho na modalidade balcão para os produtores de Santa Catarina em reunião ontem (13/8). A medida visa evitar uma crise de abastecimento do grão no Estado, maior produtor de frangos do país. Em 2012, devido à estiagem, o estado sofreu com o desabastecimento do grão. O objetivo da reunião foi de estabelecer uma programação de suprimentos de milho para os estados que mais consomem e dependem do produto.
Com essa liberação desse montante neste ano, já dá início a uma ação para prevenir o desabastecimento no segundo semestre, período em que o estado não tem colheita de milho. Santa Catarina tem a previsão de produzir 4,3 milhões de toneladas de milho, mas consumirá 5,5 milhões de toneladas. Ao todo, a solicitação da secretaria de agricultura do Paraná era de 300 mil toneladas ao governo federal.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a safra de milho brasileira em 2012/2013 é recorde, devendo ultrapassar as 80 milhões de toneladas, o que indica que o abastecimento deverá ser mais tranquilo do que foi em 2012, quando ocorreram estiagens nos Estados Unidos e em Santa Catarina

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *