Mapa divulga zoneamento agrícola do feijão e do arroz para as próximas safras

A orientação é direcionada a 13 estados produtores do feijão, três do arroz irrigado e 15 do sequeiro

por Globo Rural On-line

 Shutterstock

Condições climáticas afetam bastante a produtividade do feijão e as peculiaridades no plantio devem ser consideradas no caso do arroz sequeiro e irrigado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14/5) o zoneamento agrícola da primeira safra do feijão para 13 estados, do arroz irrigado para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paul, e doarroz de sequeiro para outros 15 estados. O zoneamento vale para a safra verão 2012/2013 e visa identificar os municípios e os períodos de semeadura para as culturas em condições de baixo risco climático em cada região dos estados.
As condições climáticas afetam bastante a produtividade do feijão durante o ciclo da cultura. Altas temperaturas têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro e as baixas temperaturas reduzem a produtividade. O período mais crítico está entre 15 dias antes da floração e a floração plena.
Já para o arroz irrigado e de sequeiro, devem ser levadas em conta as peculiaridades no plantio. A temperatura e aprecipitação pluvial impactam diretamente no crescimento, desenvolvimento e produtividade do grão. O plantio do arroz sequeiro deve prever, especialmente, o regime pluvial devido aos riscos de estresse hídrico, que pode comprometer a produtividade. As fases mais sensíveis do arroz quanto à temperatura são as de pré-floração e a floração. 
Para as publicações do DOU sobre o zoneamento agrícola, clique aqui.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *