- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

É mais fácil o governo atender o produtor por meio do seguro rural, diz ministra da Agricultura sobre estiagem

Pelo menos 14 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à seca

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, que a melhor forma de o governo federal ajudar os produtores gaúchos prejudicados pela estiagem [1] é através do seguro rural.

— Cada vez mais o que precisamos é que os produtores acessem o seguro, e é isso que ministério tem trabalhado firme para que a gente melhore as condições do seguro. Noventa por cento dos americanos têm seguro rural. É mais fácil o governo atender por meio do seguro do que individualmente no Brasil todo — afirmou.

A ministra defende que produtores médios — dentro das linhas de financiamento de crédito — acionem o seguro rural. Tereza Cristina explicou que o pedido pode ser feito quando o produtor concluir que sua lavoura teve algum tipo de perda.

Questionada sobre outros mecanismos do ministério para ajudar com os dados da estiagem, Tereza Cristina disse que não há verbas disponíveis:

— Quem tem seguro está um pouco mais respaldado e vai ter o ressarcimento pelo menos de suas despesas. Mas quem está fora do sistema financeiro é quem mais preocupa a todos.

Em razão da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul desde dezembro, 14 municípios decretaram situação de emergência [2].

Ouça, abaixo, a entrevista completa:

Fonte: Zero Hora

Compartilhe!