Mais de mil máquinas já foram doadas ao Rio Grande do Sul pelo PAC 2

Foto: Rafael Carvalho/MDA

“Boas estradas vicinais, que garantem o escoamento da nossa produção, são tão importantes quanto as grandes obras que fazemos e, portanto, se tornam grandes obras para o hoje e para o amanhã." Foi com essas palavras que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, destacou a importância da doação de equipamentos pelo PAC 2 a municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, em solenidade no Rio Grande do Sul.

Neste sábado (26), foram entregues a localidades gaúchas, 169 máquinas que vão proporcionar mais autonomia às prefeituras no cuidado das estradas vicinais, que ligam o campo à cidade, e na execução de outras obras capazes de levar qualidade de vida à população rural. A cerimônia de entrega das chaves das 78 motoniveladoras e dos 91 caminhões-caçamba ocorreu no município de Santa Rosa, a 600 quilômetros da capital Porto Alegre, durante a 20ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja).

Assim, o estado ultrapassa os mil equipamentos doados pelo Governo Federal.  “Aqui no Rio Grande do Sul, todos os municípios de até 50 mil habitantes têm grande parte de sua economia na atividade agropecuária. Se estimulamos essa atividade produtiva, se apoiamos os milhares e milhares de produtores no País, é necessário dispormos e boas estradas. Já entregamos ao estado 1.075 máquinas para 455 municípios selecionados”, observou Rossetto.

Municípios como o de Chiapetta, localizado na região noroeste do estado. Segundo o prefeito Osmar Kuhn, ter o equipamento significa atender bem a população. “A porta que o cidadão bate é a da prefeitura e nós precisamos buscar recursos para atender essas demandas. E o governo dá importância a esse programa, por podermos proporcionar um bom atendimento às comunidades. Difícil seria, em muitas circunstâncias, adquirir esses equipamentos”, atentou.

PAC RS

Para a compra dos 1.075 equipamentos, o Governo Federal investiu mais de R$ 282,5 milhões. De acordo com Rossetto, está sendo debatida a continuidade do Mais Máquinas em todo o País. “Nós já estamos discutindo, dialogando a partir dessa experiência, a continuação do programa. Queremos continuar os investimentos na ação”, salientou.

Fenasoja

Após a entrega do maquinário, o ministro Miguel Rossetto visitou o pavilhão da Agricultura Familiar, onde estão expostos os produtos de 26 empreendimentos gaúchos. Lá ele conversou com alguns agricultores e degustou produtos como o salame colonial e o suco de uva integral.

A Fenasoja foi criada em 1966 para mostrar o potencial econômico de Santa Rosa e divulgar o conceito que o município carrega de Capital Nacional da Soja. A última edição reuniu mais de 200 mil pessoas e movimentou cerca de R$45,5 milhões.

O governador do estado, Tarso Genro, que participou da cerimônia de entrega de máquinas, lembrou aos participantes os avanços alcançados pelo povo gaúcho, como a safra recorde de grãos, ultrapassando 30 milhões de toneladas, como “uma conquista coletiva dos municípios, do estado e da União."

Nome Autor:

Gabriela Bontempo

– See more at: http://www.mda.gov.br/portalmda/noticias/mais-de-mil-m%C3%A1quinas-j%C3%A1-foram-doadas-ao-rio-grande-do-sul-pelo-pac-2#sthash.RZBX2ejO.dpuf

 

Fonte: MDA

sábado, Abril 26, 2014 – 19:30

Enviado por Carolina em sab, 04/26/2014 – 19:48

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *