Maior parte das ocorrências ocorre na madrugada

Estudo feito pela Serasa Experian mostra que as fraudes no comércio eletrônico, por meio do uso de cartões de crédito de terceiros, ocorrem com mais frequência durante a madrugada. O dia da semana preferido é a quinta-feira. O levantamento foi realizado entre os meses de novembro de 2014 e janeiro deste ano.

O excesso de prejuízos, de acordo com a Serasa, é o principal motivo para o fechamento de lojas on-line no país. Os golpes ocorrem porque nas vendas não presenciais com cartão de crédito – pela internet ou telefone – exige-se apenas número, data de validade e código de segurança.

Para evitar ocorrências durante a madrugada, a Serasa Experian recomenda que os lojistas adotem o boleto como única forma de pagamento. Também sugere a criação de um histórico das transações fraudulentas e que geraram os chamados "chargebacks". Além disso, pede atenção aos cadastros dos clientes.

Também é importante, segundo a Serasa, divulgar ao mercado os investimentos em segurança e prevenção a fraudes, para manter distante "os mal-intencionados".

Fonte: Valor | Por Arthur Rosa | De São Paulo

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