LUTO – Morre o agricultor Nelson Lauxen, fundador da Vence Tudo

Após dedicar grande parte da vida a criar soluções para o produtor rural, Nelson Lauxen passou o comando da empresa aos filhos e se voltou à lavoura

O agricultor e fundador da Vence Tudo, Nelson Lauxen, faleceu nesta quinta-feira, 4. De acordo com a empresa, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 21 de janeiro e estava internado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (RS).

“Além dos familiares enlutados ele deixa um legado de empreendedorismo, criatividade, liderança e ética para as comunidades e segmentos em que atuou por muitas décadas”, exalta a marca.

nelson lauxen, fundador da vence tudo

Foto: Vence Tudo

A empresa informa que o velório será realizado nesta sexta-feira, 5, das 8h às 12 h na Casa Mortuária de Ibirubá (RS), e das 14h às 17h na Capela Mortuária de Alfredo Brenner. Ele será sepultado no cemitério do local.

Quem foi Nelson Lauxen

Natural de Ibirubá (RS), Nelson foi o terceiro dos 12 filhos do casal Fridolino e Maria Lauxen. Desde jovem, ele usou seu dom de inventar aparelhos para facilitar a rotina de casa.

No tempo de escola, Nelson Lauxen já se destacava pela criatividade, pois produzia carrinhos de lomba e outros brinquedos da época. Também fabricou sua própria roda d’água, um moedor de cana e uma trilhadeira para a lavoura de soja.

Aos 18 anos, após a dispensa do Serviço Militar, Nelson começou a trabalhar em granjas. Durante três anos permaneceu na propriedade de João Eidt, em Ibirubá, e mais tarde foi com um dos seus irmãos trabalhar em uma granja de Cruz Alta (RS). Todas as semanas voltavam de bicicleta para Alfredo Brenner, distrito no interior de Ibirubá, até que mais tarde, com as economias, compraram o primeiro veículo, um Jipe DKV.

A vontade de crescer fez com que em 1964 eles trocassem o veículo pela carpintaria de um vizinho, o senhor Pilger, em Alfredo Brenner. No local eram produzidos e comercializados diferentes produtos, como móveis, aberturas, rodas d’água e carroças. O negócio se expandiu e vieram os primeiros equipamentos agrícolas: a plantadeira de duas linhas para milho, três linhas com uma para soja e depois a de quatro linhas. Em 1967, Nelson Lauxen comprou a parte do irmão na carpintaria.

Em 1965, Nelson casou com Osmilda Brignoni e dessa união nasceram três filhos: Marcos, Mara Cristina e Marciano. Devido a complicações no parto, Osmilda faleceu no nascimento do terceiro filho. Em 1981, casou-se com Loiva Krammes, mais tarde a família aumentou com o nascimento de Marla e Juliano. Os filhos sempre tiveram o lugar deles dentro da indústria, desde pequenos já ouviam o barulho das máquinas, e assim ensinou-os o trabalho com honestidade.

Além de administrar a fábrica, Nelson também era o engenheiro das máquinas, ouvindo as necessidades do produtor e desenvolvendo soluções, ajudando assim a aumentar a renda e a produção de alimentos.

Em 2007, foi realizada a sucessão familiar da empresa, onde os filhos Marcos e Marciano assumiram a direção da indústria e os demais filhos, juntamente com Nelson Lauxen, ficaram com as áreas de terra da família. A partir daí, ao lado do filho Juliano, passou a dedicar-se a agricultura nas lavouras em Cruz Alta (RS).

“Durante toda a sua vida desfrutou de um vasto círculo de amigos, sejam eles oriundos das tantas comunidades e entidades que sempre participou ativamente, do convívio alegre em eventos, ou através do seu trabalho, onde além de gerar muitos empregos ensinou muitas pessoas uma profissão, gerando assim a gratidão de muitos profissionais de Ibirubá e de toda a região”, destaca a Vence Tudo.

Por Canal Rural

Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *