Lula entra no debate sobre fim de projeto da Vale na Argentina

Claudio Belli/Valor / Claudio Belli/Valor
O ex-presidente Lula discutiu a suspensão do projeto de potássio da Vale em Mendoza com o governador da Província

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nas conversações a respeito do destino do projeto de exploração de potássio do rio Colorado, na Província argentina de Mendoza, que foi suspenso por tempo indeterminado pela mineradora Vale, em março. Lula e o governador de Mendoza, Francisco Pérez, discutiram o tema por meia hora na quarta-feira, logo que o ex-presidente chegou à cidade argentina.

Conforme disse Pérez ao "Diario Uno" de Mendoza, Lula e a presidente Dilma Rousseff "fazem parte da mesma equipe".

O projeto do rio Colorado era o maior empreendimento privado da Argentina, com um orçamento inicial de US$ 6 bilhões. Alegando aumento de custos, a Vale suspendeu o empreendimento, provocando grande irritação no governo argentino. O assunto foi discutido por Dilma e pela presidente Cristina Kirchner na visita que a brasileira fez a Buenos Aires, no último dia 25.

Na ocasião, segundo afirmou posteriormente o assessor internacional da presidência, Marco Aurélio Garcia, Cristina expôs a Dilma uma proposta formal que teria feito à Vale para que o empreendimento fosse retomado. No mesmo dia, porém, a empresa sinalizou que não tem interesse em prosseguir com a empreitada.

Lula deu na noite de quarta-feira uma palestra fechada para cerca de 500 executivos na bodega Los Toneles, paga pela empresa Telefónica. De acordo com o portal "Mendoza On Line", o ex-presidente teria recebido 180 mil euros pela sua participação no evento.

O ex-presidente estará nesta quinta-feira em Buenos Aires, para a inauguração de uma universidade criada por sindicatos, em um evento que terá a participação de Cristina. Depois do evento, Lula vai jantar com a presidente argentina na Casa Rosada. O governador de Mendoza disse que também viajará a Buenos Aires para tratar da Vale com Cristina.

Ontem, Lula foi ao Congresso da Argentina para receber títulos de doutor "honoris causa" de diversas universidades do país.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3127658/lula-entra-no-debate-sobre-fim-de-projeto-da-vale-na-argentina#ixzz2TYNXTgzd

Fonte: Valor | Por Cesar Felício | De Buenos Aires

Compartilhe!