Linha para suco será prorrogada

Em linha com o pacote de medidas adotado pelo governo federal para ajudar a cadeia produtiva de laranja sobretudo em São Paulo no Triângulo Mineiro, o Ministério da Agricultura negocia com a área econômica a prorrogação, por dois anos, da Linha Especial de Crédito (LEC) lançada no ano passado para garantir, com o financiamento da estocagem de suco, o escoamento da colheita recorde de 2011/12.

A LEC aprovada em 2011 disponibilizou R$ 300 milhões, suficientes para estocar 311 mil toneladas de suco. Os recursos garantiram o pagamento aos citricultores de pelo menos R$ 10 por caixa da fruta vendida à indústria para a produção do suco que seria estocado. A linha foi a alternativa encontrada pelo governo para reduzir a quantidade de produto no mercado em um ano de grande produção e baixo consumo, situação que se repete em 2012/13.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, disse que recebeu o pleito e discute a prorrogação. O Valor apurou que a medida será prorrogada por 24 meses, provavelmente na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). O governo quer evitar que o produto estocado entre em um mercado já superabastecido.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2791058/linha-para-suco-sera-prorrogada#ixzz23iJ3k1HK

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | De Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *